Notícias

Santuário Nacional promove primeiro Auto da Paixão em Aparecida

Espetáculo acontecerá nos dias 4, 5 e 7 de abril às 19h30, no Centro de Eventos com entrada solidária. Uma apresentação será transmitida pelo Youtube do Aparecida ao Vivo

Escrito por Letícia Dias

09 MAR 2023 - 10H00 (Atualizada em 04 ABR 2023 - 09H12)

Thiago Leon

O Santuário Nacional oferece a você a possibilidade de acompanhar o “Auto da Paixão” durante a Semana Santa deste ano de 2023. Leia MaisVeja a programação do Papa Francisco na Semana SantaQual a diferença entre a Quaresma e a Semana Santa?

O espetáculo contará com três apresentações, que acontecem nos dias 4 (terça-feira), 5 (quarta-feira) e 7 de abril (Sexta-feira Santa), no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, com a abertura dos portões às 18h30 e o início do espetáculo previsto para as 19h30.

A entrada será a doação de 1kg de alimento por pessoa (exceto sal e açúcar).

Para quem não conseguir vir para o Santuário e assistir presencialmente, a última apresentação, do dia 7 de abril, será transmitida pelo canal do Aparecida Ao Vivo no Youtube. 

Centro de Eventos Padre Vítor
Centro de Eventos Padre Vítor


Rômulo Barros
, roteirista e diretor do espetáculo, contou ao A12 que a ideia do Santuário Nacional em produzir uma apresentação como essa existia desde o ano de 2019.

No entanto, devido à pandemia, apenas neste ano tornou-se possível concretizar o projeto.

“Tínhamos um roteiro que foi adaptado ainda em 2020, a partir do Evangelho de São JoãoMas antes de escrever esse roteiro, comecei a pesquisar e a entender as nuances dos capítulos do Evangelho que narram os momentos que antecedem a chegada de Jesus em Jerusalém, sua prisão, morte e ressurreição, relatou.

Rômulo explicou que a cada nova leitura feita, ao longo dos anos, novas ideias chegavam. Assim, algumas cenas foram inseridas ou retiradas do roteiro até a finalização do texto atual.

“Busquei ler muitos textos que complementavam a leitura bíblica e que me ajudaram a entender a ação e motivação de cada um dos personagens presentes na narrativa da Paixão”, disse.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Ensaios

O diretor disse que quase 100 profissionais estão envolvidos na produção entre atores, produtores, cenografia, marketing, músicos, visagistas, figurino entre outros que se somam em determinadas etapas no espetáculo.

"Nessa última semana estamos ensaiando todos os dias. e passando todo o espetáculo. Acertando últimos detalhes agora com a trilha completamente montada e as cenas fluindo como o espetáculo tem que ser. Muitos atores do elenco são profissionais que já trabalharam em outras produções, mas neste primeiro ano, já buscamos ter uma grande maioria de profissionais com experiência em atuação".

Passo a passo com Jesus e Maria

“Espero e desejo que o público que vier a Aparecida durante a Semana Santa possa vivenciar cada passo com Jesus e com Nossa Senhora, que nessa montagem ganha dois momentos muito especiais após a morte de Jesus.

Estamos preparando tudo com muito carinho e dedicação, para que as pessoas tenham uma experiência única com o Auto da Paixão, afirmou.

Rômulo conclui falando da felicidade e satisfação com o comprometimento de todos os envolvidos nesta produção.

"Você assistindo a montagem vê nos olhos de todos uma garra em fazer cada personagem ganhar vida, cada cena ser a melhor possível para que no fim, quem vier nos assistir ter uma experiência sem igual. É um espetáculo profundo, com momentos contemplativos e que também faz o povo participar junto com os atores. Acredito que as pessoas viverão uma experiência única. E para mim é uma sensação muito boa poder ter escrito esse roteiro, passado meses ensaiando com o elenco, vendo os atores dando vida aos personagens e na Semana Santa ver tudo acontecer de uma forma tão especial!". 

:: Saiba mais sobre a Quaresma e Semana Santa aqui 


Padre Camilo e Padre Eduardo Catalfo mostram os símbolos da Semana Santa


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...