Notícias

Bondinhos aéreos colorem o céu de Aparecida

Escrito por Tatiana Bettoni

24 JUN 2014 - 08H00 (Atualizada em 11 JAN 2024 - 02H21)

A inauguração oficial dos bondinhos aéreos do Santuário Nacional acontece nesta quarta-feira (25) durante a missa das 9h00, que contará com a presença de autoridades eclesiásticas e convidados. Será feita a bênção das instalações e das 47 cabines verdes que, desde o início do mês, colorem o céu de Aparecida (SP).

Foto de: Thiago Leon

Bondinhos_Thiago Leon

 

Os bondinhos aguçaram a curiosidade de moradores de Aparecida e de cidades vizinhas, que chegaram especialmente para conhecer o empreendimento. Aos que vieram de longe, a surpresa mostrou-se ainda mais agradável.

A família de Dona Maria Machado, de Florianópolis (SC), que visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida duas vezes por ano, aprovou o passeio. “Tem que inovar mesmo, achei ótimo o passeio e o atendimento é ótimo. Não tive nem um pouco de medo”, conta.

Ligando o pátio do Santuário ao Morro do Cruzeiro, onde milhares de fiéis realizam a Via Sacra anualmente, o teleférico torna-se uma das principais opções de lazer no município. "O Bondinho Aéreo vai ao encontro da demanda do público que visita Aparecida, com uma crescente exigência dos serviços oferecidos. O Santuário tem buscado atender essas novas exigências e, ao mesmo tempo, estimular iniciativas na cidade", avalia o administrador do Santuário, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R.

Foto de: Tatiana Bettoni

Família Ribeiro

"Quando o lugar é abençoado, o passeio é
abençoado" - Rafael Ribeiro, de Teresópolis (RJ)

“Temos muito, ainda, aquele turista de um dia, que cumpre suas obrigações religiosas e volta, imediatamente, para sua cidade de origem. Acreditamos que o bondinho aéreo será mais uma possibilidade para que aqueles que vêm a Aparecida tenham motivos para permanecer na cidade”, aposta.

 

Ouça a declaração completa de Padre Luiz Cláudio:

 

Construído a partir de uma parceria com a empresa Bontur – Bondinhos Aéreos S/A, o projeto atendeu a todas as obrigações legais junto aos órgãos públicos. Desde que começaram as negociações, o Santuário mostrou, por exemplo, sua preocupação em esclarecer os trâmites durante sessões públicas na Câmara dos Vereadores. Para o prefeito do município paulista, Márcio Siqueira, os impactos serão bastante positivos devido aos cuidados tomados ao longo da execução.

“Só haverá impactos positivos, já que o projeto não passa por Área de Preservação Permanente, não compromete os sistemas de energia e abastecimento de água, nem oferece distúrbios como ruído ou poluição visual. Como cidadão aparecidense, estou esperançoso que vai trazer contingente muito grande de turistas para a cidade”, avalia Siqueira.

O prefeito explica que a concessão dos espaços necessários para a instalação das torres que sustentam os cabos foi possível através de compensações e o contrato está baseado nas leis de isenção fiscal. Entenda os detalhes desta operação:

 

No início do ano, a preocupação de algumas pessoas da cidade era que a facilidade no transporte de turistas reduzisse o fluxo nas lojas que ficam no trajeto entre o Santuário e o Morro do Cruzeiro. Mesmo sendo um local de movimentação de peregrinos,o caminho da Via Sacra é uma subida íngreme e com pouca capacidade para estacionamento de veículos. Padre Luiz acredita que os bondinhos representam a possibilidade de inclusão para idosos e pessoas com deficiências e, ainda, incrementar o comércio.

Foi o que aconteceu com o grupo de 40 devotos de Joinville (SC). Uma parte formada por mulheres idosas não desanimou e realizou toda a Via Sacra em agradecimento pelas graças alcançadas por intercessão da Padroeira do Brasil. “Eu quis vir a pé porque eu consigo andar bem, tenho condições, mesmo com meus 62 anos. Já uma amiga não pode vir porque tem bronquite e problema nas pernas. Mais tarde vou trazê-la aqui de bondinho, ela vai ficar contente”, garantiu dona Ivone Schulze.

Foto de: Thiago Leon

Bondinhos_Thiago Leon

Devotos têm a opção de subir
a Via Sacra a pé e retornar ao 
Santuário de bondinho.

Além de agregar à cidade maior potencial turístico, a construção e o funcionamento dos bondinhos geraram um conjunto de benefícios que inclui cerca de 500 empregos diretos e indiretos, sem contar os mais de 1.600 postos fixos já mantidos pelo Santuário Nacional. “A vocação de Aparecida é a mesma do Santuário, que é acolher bem o peregrino. Nós entendemos que, sem o Santuário e sem a devoção a Nossa Senhora Aparecida, a cidade perderia a razão de ser. Estamos felizes em colaborar com a infraestrutura turística do município, porque dela se beneficiam todos os moradores da cidade de Aparecida, sem dúvida”, afirma o administrador.

A novidade promete ser um atrativo para peregrinos de todas as idades, assim como os demais projetos e investimentos feitos pelo Santuário, como a construção da Cidade do Romeiro, do Hotel Rainha do Brasil e manutenção da Rede Aparecida de Comunicação. “À medida que o turista permanece mais tempo aqui, toda a cidade se beneficia. Que ele venha celebrar a sua fé, renovar sua esperança e também aproveitar os atrativos da cidade”, exalta Padre Luiz Cláudio.

Para a Família Ribeiro, de Teresópolis, o passeio de bondinho é mais um motivo para visitar outras vezes a Terra da Padroeira do Brasil: "Quando o lugar é abençoado, o passeio é abençoado", afirma Rafael Ribeiro. 

Saiba mais sobre os Bondinhos Aéreos:

-Extensão do trajeto: 1.170 metros entre a Estação Santuário e a Estação Cruzeiro
-Número de cabines: 47
-Capacidade de cada cabine: 6 pessoas
-Preço dos bilhetes: R$ 10,00 por trecho (menores de 6 anos não pagam e crianças de 6 a 11 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia entrada).
-Horário de funcionamento: 8h às 17h30 (todos os dias da semana)

Confira imagens de devotos que já fizeram o passeio:

(fotos: Tatiana Bettoni/ A12.com)

18 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...