Notícias

Venha conhecer o Campanário na Casa da Mãe Aparecida

Representando os apóstolos, Nossa Senhora, São José e a Família dos Devotos, obra tem placas com informações de cada um dos seus 13 sinos

Escrito por Elisangela Cavalheiro

24 DEZ 2016 - 05H00 (Atualizada em 25 JUL 2023 - 13H56)

Thiago Leon

Quando você visita o Santuário Nacional, um dos monumentos mais visitados pelos romeiros de Nossa Senhora é o Campanário! A torre de sinos na Casa da Mãe foi inaugurada em dezembro de 2016 e fez parte das construções para celebrar os 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida no rio Paraíba. 

Leia MaisSantuário Nacional: Novo Campanário integra obras do Jubileu dos 300 anos

Recentemente foram colocadas placas que contêm informações históricas e sobre todo o significado do sinos e estrutura que compõe a obra, como detalhes da construção e oraçõe .

O conjunto do Campanário é formado por 13 sinos e utiliza tecnologia de ponta, única do gênero no país.

Eles funcionam de duas formas: através de toques comuns em que os sinos balançam movidos por motores eletromagnéticos e com reproduções musicais personalizadas, por meio de teclado próprio para a função, onde os sinos ficam parados e o acionamento é feito por meio de martelos internos que produzem os sons.

"Este campanário, erguido entre o Santuário Nacional e a Passarela da Fé, é uma homenagem dos devotos a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Com sua melodia cotidiana convida a todos a elevar a Deus um constante hino de gratidão por ter nos dado sua Mãe por nossa Mãe", disse na época Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida

Esse tipo de sistema é o mesmo que foi instalado, por exemplo, na Catedral de Notre Dame, em Paris, na França.

O homem por trás desse projeto é conhecido por um nome bastante peculiar, Manuel dos Sinos. Programador de sinos e sineiro; uma profissão tão antiga quanto à história do encontro da Imagem de Aparecida.

Na época, Manuel afirmou estar feliz por ter contribuído para a construção do Campanário de Aparecida.

“É um sistema totalmente moderno. Primeiro, porque os motores que foram utilizados não são motores convencionais; utilizamos um motor eletromagnético. Possui durabilidade imensa e baixo consumo de energia, cerca de um sexto de um motor convencional. É totalmente eletrônico e o sistema de martelo que utilizamos é interno.

Esteticamente, olhamos para os sinos e não vemos o martelo. Essa é uma grande novidade que ainda não existe no Brasil. E esses martelos são sensíveis, pois de acordo com o toque que é dado no teclado, ele faz uma pressão maior ou menor. Enfim, este equipamento é o que de mais moderno existe na atualidade”, explicou ao A12.

Thiago Leon
Thiago Leon


História do sino

A palavra 'sino' vem do latim signum, e sua origem é associada à história do cobre e do bronze. O cristianismo adotou o sino como um órgão vital na arquitetura das igrejas, e há registros antigos dessa utilização há cerca de 1.600 anos, em Campânia, na Diocese de Nápoles, na Itália. Daí se explica a palavra campana (campainha) como sinônimo de sino, e campanário como o lugar da igreja onde ele é instalado.

Fundir sinos é uma ciência e uma arte que perpassam séculos na busca pelo som afinado do bronze. As etapas de fabricação são praticamente as mesmas desde o século 7º antes da Era Comum. Trata-se de um processo que se reproduz há 1.400 anos.

:: Entenda aqui toda a simbologia do Campanário

No Instagram do Santuário você confere mais detalhes desta linda obra


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...