Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Casa do Pão: Das mãos dos colaboradores ao coração dos devotos

Neste dia 9 de agosto, celebramos 18 anos da inauguração da Casa do Pão

Escrito por Laís Silva

08 AGO 2025 - 14H10 (Atualizada em 08 AGO 2025 - 16H28)

Laís Silva / Portal A12

O trabalho manual traz consigo a beleza do dom e da vocação de cuidar, manusear e entregar. E é dessa maneira, com as mãos na massa, que os padeiros e colaboradores da Casa do Pão, no Santuário Nacional, produzem os produtos que vão da Casa da Mãe para o coração do devoto.

Acolher bem também é evangelizar e, partindo deste princípio, nós vemos que a evangelização, o acolher e o cuidado estão em cada canto do Santuário Nacional, até mesmo na hora da refeição dos fiéis que passam por aqui.

“O trabalho realizado aqui na Casa do Pão envolve o trabalho manual, desde a produção dos produtos até serem fornecidos para o devoto. Um trabalho que envolve uma das necessidades básicas do ser humano, que é a alimentação. E a gente fica muito feliz de poder contribuir na Casa da Mãe com esse acolhimento através do alimento que a gente serve aqui”, explica Talita Rafaella Santos, coordenadora comercial da Casa do Pão.

A12 A12

Entre os inúmeros produtos disponíveis na Casa do Pão, o mais procurado pelos devotos é o “Pão de Nossa Senhora”. 

Muitos deles não compram para consumir no local, mas sim, para levar para suas casas, ou para algum familiar que por algum motivo não conseguiu vir a Aparecida.

Um gesto simples, mas com um significado muito bonito. Ao levar o Pão de Nossa Senhora para casa, o devoto fortalece o vínculo com o Santuário Nacional, porque é como se ele levasse um pedacinho da Casa da Mãe para sua casa. E quando presenteia um amigo ou familiar, é como se levasse o carinho e o cuidado da Mãe para essa pessoa especial.

É emocionante saber que a gente está designando um pedacinho da casa da Mãe para todas as pessoas que vêm aqui e levam como forma de lembrança e presente para entes que ficaram em casa. A gente se sente muito grato por estar contribuindo e estar indo para casa de tantos peregrinos e tantos devotos que passam aqui pelo Santuário”.

Na Bíblia, o pão é um símbolo de comunhão e presença divina. Ele representa o alimento essencial para a vida, tanto física quanto espiritual. Na Última Ceia, ao partir o pão, Jesus institui a Eucaristia como sinal de sua entrega e união com os fiéis. E ao partilhar o pão, nós nos tornamos solidários, compartilhamos o amor ao próximo e a vivência da fé em comunidade.

“Eu acho que eles, levando o pedaço do pão de Nossa Senhora, fazendo a partilha, que é um dos conceitos da nossa fé cristã, vai muito além de um produto, do comer, de ser um alimento, é, na verdade, a fé, o valor dessa casa, é um pertencimento que o devoto sente e leva para os familiares”.

O trabalho realizado na Casa do Pão vai muito além da produção de alimentos: ele é expressão de fé, acolhimento e partilha. Cada pão preparado e entregue carrega consigo o carinho de quem o fez e a espiritualidade de um lugar sagrado. O Pão de Nossa Senhora é um alimento simples, que alimenta corpos e fortalece a fé daqueles que passam pelo Santuário Nacional.

Mãos na Massa

Santuário Nacional Santuário Nacional

A Casa do Pão também é um espaço de transformação social, pois dá espaço ao projeto “Mãos na Massa”, uma iniciativa da Família dos Devotos.

Com foco na inclusão e no desenvolvimento de adolescentes, o projeto oferece formação técnica em panificação e confeitaria, aliando conhecimento profissional a valores humanos. Assim, prepara jovens para o mercado de trabalho e para a vida, cultivando esperança, dignidade e oportunidades.

“O Projeto Mãos na Massa é uma das obras sociais daqui do Santuário e hoje a Casa do Pão sede o espaço físico para o projeto. A gestão dele é feita pelo núcleo de serviço social do Santuário Nacional e as aulas práticas são realizadas na Casa do Pão. Além das aulas práticas, eles têm as aulas teóricas feitas pelo professor Antony”, explica Talita.

A coordenadora comercial conta, ainda, que muitos jovens que passaram pelo projeto já trabalharam na Casa do Pão.

“A gente fica muito feliz de contribuir com os jovens de 14 a 7 anos que participam desse projeto e que se profissionalizam. Eles estão aprendendo para quem sabe no futuro fazer parte da nossa equipe, a gente já tem inclusive alguns colaboradores, o nosso padeiro líder, por exemplo, fez parte do projeto Mãos na Massa”.

Visite a Casa do Pão

A Casa do Pão completa 18 anos neste dia 9 de agosto, e passou recentemente por uma reforma para acolher melhor os devotos de Nossa Senhora. O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no sábado, das 7h às 18h e aos domingos, das 6h às 16h.

Thiago Leon Thiago Leon










Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...