A manhã deste sábado (7) foi marcada por muita fé e emoção no Santuário Nacional, com a Missa Solene da 18ª Romaria do Terço dos Homens, convidando os inúmeros fieis, que preencheram o Pátio das Palmeiras, a perseverar na oração.
Outro momento marcante da programação foi o Terço Solene, às 14h, seguido da Consagração à Nossa Senhora, no Altar Central da Basílica da Mãe Aparecida.
Cerca de 100 mil homens de todas as idades e estados brasileiros, além de muitos peregrinos do Paraguai, estiveram presentes para rezar o terço, desta vez, a uma só voz.
Quem conduziu a prece mariana foi o Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., na presença de Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e referencial para o Terço dos Homens pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Fernando Arêas Rifan, bispo da administração apostólica São João Maria Vianney e outros missionários redentoristas e sacerdotes de todo o Brasil.
Já o responsável pela animação da oração solene foi o missionário redentorista Irmão João Batista Viveiros, C.Ss.R.
Os fieis primeiramente acolheram a imagem da Mãe Aparecida cantando o hino do Terço dos Homens com o Padre Antônio Maria. Os lenços azuis erguidos pelos devotos representavam o amor e a devoção de cada um à Nossa Senhora.
O tema “Com a fé de Maria, rezamos pela família” foi o norte para as intenções colocadas nesta oração. Os lares de milhares de brasileiros foram entregues aos cuidados de Nossa Senhora, com humildade e confiança.
A cada mistério rezado, o missionário redentorista Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., colheu as intenções de alguns dos Homens do Terço que estavam ao redor do Altar Central. Momentos de escuta, agradecimentos e partilha das intenções. Dentre estes devotos estavam:
Além dos pedidos e agradecimentos, alguns testemunhos de fé foram contados pelos devotos como o de Alairson da Silva, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Porto da Folha (SE):
Eu fui uma pessoa que bebia bebida alcoólica e não gostava nem um pouco de rezar. Cheguei a não deixar minha esposa ir à missa nem participar da procissão. Certo dia, estava na rua e vi um homem na rua usando a camisa do Terço dos Homens, dentro de mim eu julguei e pensei “jamais usaria uma camisa assim”. Pouco tempo depois passei por uma situação difícil, foi aí que tudo mudou. Eu já queria rezar. Fui até a casa da minha mãe e pedi a ela um terço, mas ela disse que não tinha. Voltei para casa. No dia seguinte um vendedor bateu em minha porta oferecendo um terço, fiquei sem entender. Perguntei o valor e disse que eu não tinha dinheiro. Ele respondeu “Você paga no próximo mês” e eu comprei. A partir daí comecei a rezar mesmo sem saber direito. Logo comecei a frequentar o Terço dos Homens na minha cidade. Foi assim que Nossa Senhora me resgatou do vício do alcoolismo. Estou há quinze anos sem beber e continuo firme no grupo e dou o meu testemunho aqui na Casa da Mãe Aparecida. Salve Maria! |
Confira alguns dos momentos registrados durante a celebração:
1/13













Fique por dentro da Romaria Nacional do Terço dos Homens:
Encontro de Diretores Espirituais fortalece a unidade e a missão
O objetivo central foi promover uma maior consonância entre os grupos e as romarias, garantindo que a espiritualidade do Terço esteja sempre em sintonia com as orientações da Igreja.
“Um verdadeiro cenáculo”, diz Dom Orlando em Missa na Romaria do Terço dos Homens
Na Missa Solene da 18º Romaria do Terço dos Homens, Dom Orlando Brandes exorta os fieis à perseverança na oração a exemplo do Venerável João Luiz Pozzobon.
Cada conta, uma oração: Terço gigante reaviva a fé dos homens devotos
A 18ª Romaria do Terço dos Homens celebrou a fé com um terço gigante no carro-andor da Padroeira, simbolizando as intenções dos milhares de devotos na Casa da Mãe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.