Notícias

“Um verdadeiro cenáculo”, diz Dom Orlando em Missa na Romaria do Terço dos Homens

Missa Solene na 18ª Romaria do Terço dos Homens com convite à perseverança na oração e à vivência da fé em família

Escrito por Giovana Marques

07 FEV 2026 - 09H57 (Atualizada em 07 FEV 2026 - 11H08)

Thiago Leon

Homens do Terço de todo o Brasil vivem mais um ano de experiência aos pés da Mãe Aparecida na 18ª Romaria Nacional que acontece nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, aqui no Santuário.

Na manhã deste sábado (7), o primeiro momento da programação foi a Missa Solene, às 7h30, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras.

O animador da celebração, o missionário redentorista e diretor de arte e programação da TV Aparecida, Ir. Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., acolheu a multidão que preenchia o pátio da basílica e, antes da celebração, relembrou o tema da Romaria 2026: “Com a fé de Maria, rezamos pela família” e também o lema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Em um lindo carro-andor entrou a imagem da Padroeira do Brasil, envolvida por flores e um grande terço azul ao som do hino do movimento, cantado pelo compositor Padre Antônio Maria, e pelos inúmeros devotos.

Thiago Leon Thiago Leon

A Missa Solene foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e referencial para o Terço dos Homens, por Dom José Ubiratan Lopes, bispo emérito de Itaguaí, e Dom Fernando Arêas Rifan, bispo da administração apostólica São João Maria Vianney.

Estiveram presentes também missionários redentoristas, o Padre Antônio Maria e outros sacerdotes e diáconos que são diretores espirituais de grupos do terço em todo o país.

“Um verdadeiro cenáculo”

Dom Orlando Brandes iniciou a homilia dizendo que a praça se tornou “um verdadeiro cenáculo” e convidou os homens do Terço a cantarem juntos pedindo a presença do Espírito Santo: “A nós descei Divina Luz”.

Na sequência, o arcebispo saudou a todos os presentes, ao ecônomo do Santuário Nacional, Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., que faz aniversário neste dia e de modo especial, dirigiu-se aos padres e diáconos que são apoios para os homens do Terço:

“Obrigado por essa missão, pelo apoio e devoção ao rosário de Nossa Senhora. Vocês também pertencem ao Terço dos Homens.”

Inspirado por Nossa Senhora, Dom Orlando ainda expressou sua gratidão pela presença dos fiéis, ressaltando que Nossa Senhora sente profunda alegria por aqueles que rezam o rosário e vivem na escola de Maria.

Thiago Leon Thiago Leon

“A oração salva da ruína”

Ao refletir sobre a primeira leitura, do Livro do Eclesiástico 51,13-22, o arcebispo destacou a importância da oração e convidou os fiéis, ao rezarem o terço, a recordarem o que diz a passagem: “a oração nos salva da ruína”.

“A oração faz andar no caminho reto, muda tudo e conduz no caminho de Jesus e do seu Reino”, disse.

Ainda a partir da leitura, salientou outro versículo que fala de “grandes progressos espirituais”, ressaltando que isso já está sendo testemunhado pela oração dos presentes. Convidou todos a aumentarem esses progressos por meio do santo rosário.

“Perseverar, aprofundar e praticar”

Ao comentar o Evangelho, destacou como Nossa Senhora ensina a visitar as pessoas, afirmando que muitas vezes se fazem milagres com visitas às casas, mas que, para isso, é necessária sensibilidade humana. Além disso, exortou os Homens do Terço:

Perseverai, perseverai, perseverai, na oração; aprofundai, aprofundai, aprofundai a vossa vida de oração; praticai, praticai, praticai o que reza”.

Testemunho do Venerável João Luiz Pozzobon

O arcebispo também recordou palavras do Papa Leão XIV, que declarou no ano passado como Venerável o brasileiro João Luiz Pozzobon. Descreveu-o como um homem chamado de “ministro do rosário”, que foi às escolas, aos hospitais e às empresas levando a oração do terço.

Dom Orlando ressaltou a coragem deste servo que caminhou a pé mais de mil km no Rio Grande do Sul, levando consolação e alegria, além da coragem de construir uma vila com casas para os pobres.

::. Venerável Pozzobon: sinal de esperança e caridade

Por fim, exortou novamente os Homens do Terço a se tornarem homens da caridade, homens fraternos, que amem os pobres, sejam mais bíblicos e ajudem o mundo a ter mais justiça e mais paz.

Agradecimentos finais

Dom Orlando fez um agradecimento especial ao Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., que se dedicou em mais um ano à organização desta grande festa, a maior Romaria Nacional da Casa da Mãe que reúne tantos homens de fé.

Dom Gil, ao conduzir o momento de Oração de Consagração a Nossa Senhora no final da Missa, afirmou que hoje é bispo emérito, mas até o momento permanece referencial do movimento no Brasil pela CNBB, com grande alegria.

Por fim, foi anunciada a data para a 19ª Romaria, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2027.

Veja também:

add_box A12 acolhe Homens do Terço com quiz e experiência digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...