Homens do Terço de todo o Brasil vivem mais um ano de experiência aos pés da Mãe Aparecida na 18ª Romaria Nacional que acontece nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, aqui no Santuário.
Na manhã deste sábado (7), o primeiro momento da programação foi a Missa Solene, às 7h30, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras.
O animador da celebração, o missionário redentorista e diretor de arte e programação da TV Aparecida, Ir. Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R., acolheu a multidão que preenchia o pátio da basílica e, antes da celebração, relembrou o tema da Romaria 2026: “Com a fé de Maria, rezamos pela família” e também o lema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
Em um lindo carro-andor entrou a imagem da Padroeira do Brasil, envolvida por flores e um grande terço azul ao som do hino do movimento, cantado pelo compositor Padre Antônio Maria, e pelos inúmeros devotos.
A Missa Solene foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e referencial para o Terço dos Homens, por Dom José Ubiratan Lopes, bispo emérito de Itaguaí, e Dom Fernando Arêas Rifan, bispo da administração apostólica São João Maria Vianney.
Estiveram presentes também missionários redentoristas, o Padre Antônio Maria e outros sacerdotes e diáconos que são diretores espirituais de grupos do terço em todo o país.
Dom Orlando Brandes iniciou a homilia dizendo que a praça se tornou “um verdadeiro cenáculo” e convidou os homens do Terço a cantarem juntos pedindo a presença do Espírito Santo: “A nós descei Divina Luz”.
Inspirado por Nossa Senhora, Dom Orlando ainda expressou sua gratidão pela presença dos fiéis, ressaltando que Nossa Senhora sente profunda alegria por aqueles que rezam o rosário e vivem na escola de Maria.
Ao refletir sobre a primeira leitura, do Livro do Eclesiástico 51,13-22, o arcebispo destacou a importância da oração e convidou os fiéis, ao rezarem o terço, a recordarem o que diz a passagem: “a oração nos salva da ruína”.
“A oração faz andar no caminho reto, muda tudo e conduz no caminho de Jesus e do seu Reino”, disse.
Ainda a partir da leitura, salientou outro versículo que fala de “grandes progressos espirituais”, ressaltando que isso já está sendo testemunhado pela oração dos presentes. Convidou todos a aumentarem esses progressos por meio do santo rosário.
Ao comentar o Evangelho, destacou como Nossa Senhora ensina a visitar as pessoas, afirmando que muitas vezes se fazem milagres com visitas às casas, mas que, para isso, é necessária sensibilidade humana. Além disso, exortou os Homens do Terço:
“Perseverai, perseverai, perseverai, na oração; aprofundai, aprofundai, aprofundai a vossa vida de oração; praticai, praticai, praticai o que reza”.
O arcebispo também recordou palavras do Papa Leão XIV, que declarou no ano passado como Venerável o brasileiro João Luiz Pozzobon. Descreveu-o como um homem chamado de “ministro do rosário”, que foi às escolas, aos hospitais e às empresas levando a oração do terço.
Dom Orlando ressaltou a coragem deste servo que caminhou a pé mais de mil km no Rio Grande do Sul, levando consolação e alegria, além da coragem de construir uma vila com casas para os pobres.
::. Venerável Pozzobon: sinal de esperança e caridade
Por fim, exortou novamente os Homens do Terço a se tornarem homens da caridade, homens fraternos, que amem os pobres, sejam mais bíblicos e ajudem o mundo a ter mais justiça e mais paz.
1/14














Dom Orlando fez um agradecimento especial ao Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., que se dedicou em mais um ano à organização desta grande festa, a maior Romaria Nacional da Casa da Mãe que reúne tantos homens de fé.
Dom Gil, ao conduzir o momento de Oração de Consagração a Nossa Senhora no final da Missa, afirmou que hoje é bispo emérito, mas até o momento permanece referencial do movimento no Brasil pela CNBB, com grande alegria.
Por fim, foi anunciada a data para a 19ª Romaria, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2027.
Veja também:
add_box A12 acolhe Homens do Terço com quiz e experiência digital
Cada conta, uma oração: Terço gigante reaviva a fé dos homens devotos
A 18ª Romaria do Terço dos Homens celebrou a fé com um terço gigante no carro-andor da Padroeira, simbolizando as intenções dos milhares de devotos na Casa da Mãe.
Procissão Luminosa encerra 1º dia da Romaria do Terço dos Homens
Logo após a Missa de Abertura, uma multidão de fiéis tomou o pátio do Santuário Nacional de Aparecida para acompanhar a Procissão Luminosa, transformando a escuridão em um mar de luzes e oração. Veja como foi!
Terço dos Homens: "O homem que reza em casa santifica o seu lar", diz Dom Gil
Confira a cobertura da celebração que deu início à maior romaria de Aparecida, com foco na santificação dos lares e na força espiritual do Santo Terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.