Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Consagração à Padroeira marca o 12 de outubro em Aparecida

Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., destaca parceria entre Santuário Nacional e Tribunal do Trabalho em defesa da infância

Escrito por Giovana Marques

12 OUT 2025 - 14H21 (Atualizada em 12 OUT 2025 - 18H29)

Lucas Torres

No dia 12 de outubro, data dedicada a Nossa Senhora Aparecida, os devotos da Padroeira do Brasil são convidados, mais uma vez, a participar da Solene Consagração na Basílica Histórica, localizada em Aparecida (SP).

A tradição da Consagração a Nossa Senhora Aparecida é mantida há quase sete décadas pelos Missionários Redentoristas. Na celebração de hoje, a cerimônia foi presidida pelo Reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., e contou com a animação do Prefeito de Igreja, padre Ferdinando Mancilio, C.Ss.R.

Em razão de celebrarmos também o Dia das Crianças, durante a celebração foi realizada a leitura da Carta em Defesa da Infância e da Adolescência, a 10ª Carta de Aparecida que pede o fim do trabalho infantil e garante acesso à educação e proteção a todas as crianças.

Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, saudou todos os visitantes e disse que é uma feliz coincidência o dia da Padroeira ser também o Dia das CriançasAssim ele destacou a parceria de anos do Santuário Nacional com o Tribunal do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP) e apresentou os convidados para a celebração:

Os desembargadores Dra. Ana Paula Lockmann, presidente do Tribunal da 15ª Região, Dr. João Batista Martins, Dra. Antônia Santana, Dr. Edmundo Lopes e os policiais Edson José Almeida, superintendente da Polícia Rodoviária Federal, e José Marcelo Godinho, responsável pelos direitos humanos da PRF, marcaram presença na celebração. 

“Ser discípulos na escola de Maria”

Padre Eduardo, iniciou a reflexão da Palavra ressaltando o propósito da Novena e Festa da Padroeira deste ano: na companhia de Maria, conhecer de fato Jesus e cuidar da vida.

Lucas Torres Lucas Torres

Segundo ele, o evangelista Lucas nos lembra que o conhecimento de Jesus é um dom, uma graça. Ou seja, é muito mais que um conhecimento teológico, racional, mas que adquirimos somente no seu seguimento.

Por isso, no primeiro momento, os fieis refletiram que todos somos convidados a tornar-se discípulo de Jesus, na escola de Maria.

O reitor do Santuário convidou todos, enquanto irmãos e filhos de Deus reunidos nesta tarde, a pedir sabedoria para conduzir a vida com bom propósito, para que sejamos capazes de construir um mundo melhor.

“Deus também foi criança”

Ao refletir sobre nosso papel no cuidado das crianças e adolescentes, padre Eduardo disse que um fato belo do cristianismo é Deus ter nascido de uma mulher, por ter escolhido vir ao mundo dessa forma.

“Todos nós nascemos de uma mulher e essa é a beleza do cristianismo, Deus poderia ter vindo a este mundo de muitas maneiras, mas não, por isso que Paulo, o apóstolo das nações, insiste em dizer que na plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho ao mundo, nascido de uma mulher.”

Por fim, o sacerdote pediu que todos rezassem a Nossa Senhora Aparecida pelas crianças, para que nunca falte o cuidado com estes pequenos. Na sequência, ele convidou a Dra. Ana Paula Lockmann, para ler a Carta de Aparecida

::. Leia a Carta na íntegra aqui

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...