Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Imagem de Aparecida levada a Fátima é patrimônio de fé do povo brasileiro

Reitor do Santuário Nacional fala sobre a presença da Imagem de Aparecida em Portugal

Após participar da cerimônia solene de entronização da Imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida em Portugal, o regresso ao Brasil reflete o sentimento de graça que milhares de devotos vivenciaram na semana do dia 12 de maio. Integrando a comitiva brasileira formada por autoridades e fiéis estava o novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida (C.Ss.R.), que também trouxe na bagagem um testemunho internacional de amor e devoção.

Foto de: Thiago Leon

Imagem de Aparecida em Fátima (Foto: Thiago Leon)

Brasileiros: Reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida (à esquerda na foto) e o cardeal arcebispo, Dom Raymundo Damasceno (ao fundo) no Santuário de Fátima.

 

“Tanto para os que já visitaram Fátima quanto para os que foram pela primeira vez, o objetivo não era só conhecer o Santuário e participar da festa, mas lá deixar um patrimônio de fé do povo brasileiro. Foi algo que ficou marcado, muito emocionante”, relata.

Para o reitor, tudo foi motivo de graça, mas dois momentos o tocaram de forma especial. “Foi muito emocionante a gente ver o pátio de Fátima tomado por aproximadamente 200 mil pessoas. E aquelas pessoas ficarem ali à tarde e à noite, a madrugada e o dia seguinte. Nas duas cerimônias em que participamos, a oração do Terço e a entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foram as mais emocionantes. Mas a Cerimônia da Luz, com a participação dos bispos, todos presentes nos dias 12 e 13, também marcou. Eu fiquei num lugar muito privilegiado, conseguíamos enxergar toda a praça”, lembra o reitor.

“A imagem fac simile da Virgem de Fátima entrou no carro andor e, a partir daquele dia 13 de maio, ia visitar todas as dioceses de Portugal. Foi uma celebração de envio, o povo ia acenando com os lenços brancos. Foi muito lindo!”, recorda.

Foto de: Thiago Leon

Nicho de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima (foto: Thiago Leon)

Autoridades inauguram nicho de Nossa Senhora Aparecida no 
Santuário de Fátima (Portugal).

O local em que a Imagem brasileira está exposta foi muito bem escolhido, de acordo com o reitor. “O nicho foi colocado em uma das entradas que dá acesso à praça, e como lá toda a praça é um espaço reservado apenas para oração, todo o povo que entrar e sair do Santuário vai avistar a Padroeira do Brasil. Ela está estrategicamente colocada, foi muito bem escolhido o local”, garantiu ao portal A12.

No Santuário da Virgem de Fátima, brasileiros e portugueses elevaram louvores à Mãe de Deus sob ambos os títulos e abriram caminhos para que a Padroeira do Brasil se torne mais conhecida ao redor do mundo. “Foi até mais importante para nós do para os portugueses, porque eles não conheciam Nossa Senhora Aparecida. Para nós, que já conhecemos Fatima há mais tempo, a presença de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima significa muito. (...) Aumenta o intercâmbio e a importância de Aparecida para os países que falam a língua portuguesa - como Angola, Moçambique e Porto Príncipe, pois estes devotos visitam o Santuário de Fátima, pela facilidade geográfica, mas ainda não visitam Aparecida (SP). Isso vai facilitar que a Padroeira do Brasil seja conhecida em muitos outros países”, acredita padre João Batista.

O reitor de Aparecida ainda prevê que a entronização irá fortalecer a celebração dos Centenários de Bênçãos – celebrações conjuntas que visam comemorar em 2017 o centenário das aparições de Fátima na Cova da Iria e os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. 

Até 2017, outras atividades deverão unir os povos irmãos, incluindo uma nova romaria de brasileiros ao país europeu no Ano Jubilar, adiantou o padre: “Creio que este intercâmbio vai além de 2017, com certeza!”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.