Por Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 02 SET 2020 - 08H43

Jornada Bíblica: Pecado, ilusão tentadora

Eu, Javé, sou teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão” (Ex 20,2). O povo parecia estar acolhendo esse Deus em sua vida. Mas, O acolhia mesmo, como Seu único Deus? Pois esta era a exigência divina: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida nem figura alguma daquilo que existe no alto, no céu, ou aqui embaixo, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não prostrarás diante delas nem as servirás, pois eu sou Javé, teu Deus” (v.3-5a).

O Deus único Se fazendo o Deus deles, para eles! Assim, que não se deixassem enganar por falsas divindades, incapazes de lhes valer na vida sobretudo nas necessidades! “Dois males meu povo cometeu: abandonou a mim, fonte de água viva, e cavou para si cisternas, cisternas rachadas, que não retêm a água” (Jr 2,13).

Que mistério é o coração humano! Ainda aos pés do Sinai, do monte da Aliança, o povo rompe o compromisso apenas assumido. Fabricam um bezerro de ouro, diante do qual se extasiam de satisfação: “São estes, ó Israel, teus deuses, que te tiraram da terra do Egito” (Ex 32,4b). Javé não mais é o Deus que os arrancara do Egito! Pasmem os céus e a terra: deus salvador é aquele bezerro de ouro fundido! Eles não mais são pertença de Deus!

Shutterstock/delcarmat
Shutterstock/delcarmat


Também Deus parece ter perdido o interesse, o carinho por eles: “
Vai" – diz Ele a Moisés – “desce, porque teu povo, que tiraste da terra do Egito, se corrompeu. Depressa se desviaram do caminho que eu lhes prescrevera; fizeram para si um bezerro de metal fundido e o adoraram, ofereceram-lhe sacrifícios e disseram: ‘São estes, ó Israel, teus deuses que te tiraram da terra do Egito’ "....“Tenho observado este povo: é um povo de cabeça dura. Deixa, portanto, que se acenda minha ira contra eles e os consuma. De ti, porém, farei uma grande nação” (v.7-10).

Deus diz a Moisés: “teu povo, que tiraste da terra do Egito, se corrompeu”. O povo já não é mais Seu, mas de Moisés! E por ser inclinado ao mal, quer já exterminá-lo por completo.

Que maravilha! Moisés leva Deus a superar essa momentânea tentação de vingança: “Por que, Javé, se acenderia vossa ira contra vosso povo que tirastes da terra do Egito com grande poder e mão forte? “Aplaque-se o furor de vossa ira e renunciai ao mal com que ameaçastes vosso povo” (v.11.12b).

Não, o povo não é dele, Moisés, mas sim d’Ele, Javé! E quem os tirou do Egito não foi fundamentalmente ele, Moisés, mas Ele, Deus: “por que, Javé, se acenderia vossa ira contra vosso povo que tirastes da terra do Egito com grande poder e mão forte?

Moisés põe Deus diante do absurdo inconcebível: como Ele-Deus ser infiel ao que Ele gratuita e livremente assumira? Assim, “lembrai-vos de Abraão, Isaac e Israel, vossos servos aos quais jurastes por vós mesmo e dissestes: ‘Multiplicarei vossa descendência como as estrelas do céu, e darei à vossa descendência, como posse para sempre, toda esta terra de que vos falei'" (v.13).

“Jurastes por vós mesmo”! Que maravilha: com esse Seu gratuito juramento amoroso, Deus não Se deixa outra saída, e assim “desistiu do mal que pensara fazer a seu povo” (v.14).

É maravilhoso: “onde o pecado se multiplicou, a graça superabundou” (Rm 5,20b). Sim, “este povo cometeu um grande pecado ao fabricar para si deuses de ouro. Não obstante, perdoai-lhes seu pecado! Se não, riscai-me do livro que escrevestes” (Ex 32,31-32)! Nenhum pecado supera o amor de Deus por nós!

Quão divina essa atitude de Moisés! Se Deus recusa perdão ao povo, que risque o nome também dele, Moisés, do livro da vida! Moisés não aceita, só ele sem o povo, sem seus irmãos, ser agraciado pela bondade de Deus! Obrigado, Moisés, por um coração humano tão divinizado!

Para refletir:

1. Como povo de Deus, temos hoje também nossos bezerros de ouro?

2. Pelos textos acima, o que lhe dizem hoje as atitudes de Deus e de Moisés?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...