Neste domingo (22), o Santuário Nacional realizou a 1ª Missa da Acessibilidade, em ação de graças pelo dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e defesa de seus direitos. Cerca de 110 portadores de deficiência e seus acompanhantes participaram da celebração sentados em volta do Altar Central.
O tema da celebração foi “Atenção às pessoas com deficiência e sua plena participação na sociedade”.
A Missa da Acessibilidade no Santuário Nacional é uma oportunidade de mostrar aos devotos de Nossa Senhora Aparecida que o Evangelho deve ser transmitido e partilhado por todos independentemente do modo como cada devoto o recebe e o profere.
A realização da missa é uma parceria da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo com o Santuário Nacional, e reuniu portadores de diversos tipos de deficiência, como visual, física, intelectual e auditiva.
A celebração especial é fruto de um projeto iniciado no ano passado, intitulado ‘Igreja Acessível’ e baseado em quatro questões essenciais: arquitetura, comunicação, catequese acessível e empregabilidade.
Em entrevista ao A12, o coordenador da Pastoral, Carlos Alexandre Campos, explicou que a celebração trará grande repercussão para a causa, devido à ampla cobertura dos veículos de comunicação. “Precisamos sensibilizar a Igreja e a comunidade, para que criem a cultura da acessibilidade. A ideia é que cada vez mais a Igreja seja acessível ao portador de deficiência, para que eles também se interessem mais pela religião”, analisa.
O preconceito é outro fator importante citado pelo coordenador: “Além do preconceito da sociedade, muitas famílias demonstram vergonha ou falta de informação. Isso tem que acabar”.
De acordo com Campos, a intenção da pastoral é realizar a Missa da Acessibilidade todos os anos, nesta mesma data.
A Missa da Acessibilidade contou com recursos e infraestrutura completa para portadores de deficiência que participaram dentro da Basílica e também para aqueles que assistiram pela TV Aparecida. Saiba Mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.