Neste dia 23 de junho de 2024, a Missa com a Bênção do Santíssimo Sacramento no Santuário Nacional de Aparecida completa 170 anos.

Esta tradição foi oficializada pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Joaquim de Melo, em 23 de junho de 1854, durante sua Visita Pastoral a Aparecida, estabelecendo que a bênção fosse dada ao final de todas as celebrações de quinta-feira.
As missas com essa bênção, que inicialmente eram realizadas esporadicamente, passaram a acontecer regularmente, consolidando-se como uma prática devocional importante.
Os missionários redentoristas, ao assumirem a administração do Santuário, deram continuidade a esta tradição, reforçando a devoção a Jesus Sacramentado, conforme relata o Ir. Mauro Maciel, C.Ss.R.:
“Essa missa já existia, mas às vezes falhava uma quinta e outra. O bispo de São Paulo, na época, Dom Joaquim de Mello, oficializou. Os missionários redentoristas deram continuidade nesta tradição e legado católico do Santuário, conservando-o piedosamente aos dias de hoje”.
Atualmente, os devotos podem participar da Missa do Santíssimo todas as quintas-feiras, às 9h, no Altar Central. A celebração inclui a exposição do Santíssimo Sacramento e a Bênção Solene.
Às 15h, na Basílica Histórica, acontece o momento oracional da “Visita ao Santíssimo e Consagração”, com catequese, bênção da água e a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.
Essas celebrações podem ser acompanhadas ao vivo pelo Facebook e YouTube do Santuário e na TV Aparecida, permitindo que fiéis de todo o Brasil participem deste momento de fé.
A Missa do Santíssimo remonta à última ceia de Jesus com seus apóstolos, onde Ele instituiu a Eucaristia. Os católicos são convidados a recordar esse mistério toda quinta-feira, proclamando a fé na presença real de Jesus na Eucaristia.
“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós”. (Lc 22, 19-20)
A adoração ao Santíssimo é uma oportunidade para reconhecer Jesus como o único Salvador e rezar, como ensinou o anjo às crianças de Fátima em 1917:
“Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos! Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e Vos não amam.”
A fé e a devoção à Santíssima Eucaristia continuam a atrair fiéis que buscam, através de Maria, aproximar-se de Jesus e viver plenamente os ensinamentos da Igreja.
Aproveite este dia especial de oração para fazer um passeio virtual pela Capela do Santíssimo no Santuário de Aparecida. Clique aqui para iniciar o seu tour.
arrow_forward Devemos adorar o Santíssimo Sacramento?
Fonte: Com informações de Victor Hugo Barros e Ir. Mauro Maciel, C.Ss.R.
Dom Mário: "O Reino de Deus não é competição e a Graça não é um prêmio"
Confira a cobertura completa da Missa das 8h no Santuário Nacional de Aparecida neste domingo (20). Dom Mário Antonio refletiu sobre o Evangelho da Vinha e destacou a cidadania consciente, a 15 dias das eleições.
Dom Edmilson: "que a força da ressurreição de Jesus brilhe"
Neste sábado, o Santuário Nacional acolheu a 12ª edição da Romaria da Diocese de Guarulhos. A celebração contou com a participação do clero e dos fiéis que vieram com a romaria.
Romeiros terão rota segura na Dutra até Aparecida
O Caminho Consciente 2026 define orientações para romeiros que percorrem a Rodovia Presidente Dutra rumo ao Santuário Nacional de Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.