O segundo dia do encontro "Catequese Renovada - 40 anos" foi encerrado na noite deste sábado (2). Mais de mil catequistas estão reunidos em Aparecida (SP) para refletir o lema “Tocar corações e impulsionar a missão”, que recorda o documento provado em 1983 durante a 21ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, assim, animar a acolhida de seu conteúdo nas comunidades brasileiras.
Leia MaisCatequese Renovada: "Catequizar é tocar corações", afirma Dom Jaime Spengler na Santa MissaAo fim das atividades dos participantes do encontro de hoje, houve a celebração da Santa Missa no Altar Central, Dom Eugênio Rixen, que presidiu a Comissão Episcopal Biblico-Catequética da CNBB entre 2003 e 2011.
Em sua homilia o bispo emérito de Goiás falou da emoção em celebrar com milhares de catequistas os 40 anos de um documento tão importante para a evangelização no Brasil.
"Certamente vocês têm crianças, adolescentes e talvez mesmo adultos na catequese em suas paróquias. Sem catequese, a paróquia não funciona direito! A catequese dinamiza a comunidade junto com a liturgia, a ajuda na evangelização das pastorais. As leituras de hoje falam muito sobre o lema de nosso encontro 'Tocar corações e impulsionar a missão'. No Catecismo da Igreja Católica está escrito que Deus mendiga o nosso amor, a iniciativa é Dele, e procuramos corresponder a esse amor, mesmo com nossas fraquezas e nosso jeito de ser!".
Dom Eugênio também enfatizou que a experiência com o amor de Deus sustenta a missão de cada catequista.
"Como catequistas, somos chamados a fazer a vontade do Pai, mesmo que isso contrarie nossos projetos pessoais, e mesmo as vezes se sofrermos perseguições! Assim como Jesus nos ensina: renunciar a si mesmo, toma a sua cruz e me siga! Não há seguimento de Jesus que não passa pela cruz e pelos crucificados deste mundo! As cruzes deles se tornam nossas cruzes. Como diz o Papa Francisco, precisamos ir ao encontro dos pobres nas periferias, escutá-los e eles vão dizer como podemos fazer a catequese!"
Ao final da homilia, o bispo agradeceu e encorajou os agentes da catequese para continuarem a sempre no trabalho de evangelização.
"Queridos e queridas catequistas, a missão de vocês é grande e pode parecer acima das suas possibilidades! Seguimos o conselho de São Paulo: 'Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito' .
Nossa mensagem vem de Deus, da Sua Palavra, e procuramos transmitir isso encarnando nas alegrias, sofrimentos, esperanças dos nossos catequizandos. Não nos deixemos iludir por falsas ideologias humanas! Seguir Jesus é ser misericordioso, compassivo e ao serviço dos outros! Obrigado catequistas, pelo trabalho em deixar os catequizandos se apaixonarem por Jesus, não desanimem! Não tenham medo das cruzes que aparecem no caminho, sejam fiéis na missão através de suas comunidades!".
Lançada a Romaria Nacional dos Catequistas em 2024
Neste segundo dia do encontro, reflexões, conferências, rodas de conversas, leitura da Palavra de Deus, estiveram entre as atividades no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Antes da Missa, foi realizado o Terço Luminoso, uma procissão realizada ao entorno do Santuário, onde os catequistas pediram a intercessão da Mãe Aparecida para a missão de evangelizar crianças, jovens e adultos.
Outra grande novidade divulgada pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB durante o evento é a realização da Romaria Nacional de Catequistas, entre 30 de agosto e 1º de setembro de 2024 também no Santuário de Aparecida, um momento de formação, encontro e celebração para todos os catequistas do Brasil.
Com assessorias de qualidade e alinhadas ao que a Igreja propõe para o Ministério da Catequese, especialmente em comunhão com as diretrizes da CNBB, este será um evento que prestará grande contribuição aos catequistas, qualificando sua formação, seu serviço e suas experiências. O encontro continua neste domingo (3), com mais reflexões e conferências, e será finalizado com a Santa Missa das 12h no Altar Central.
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Saiba como funciona o Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Você devoto da Mãe Aparecida é motivado a, além de se unir em oração ao Santuário Nacional, realizar o Gesto Concreto. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.