Iniciamos com alegria a tradicional Novena de Natal do Santuário Nacional, nesta quinta-feira (11), momento oracional que auxilia cada um de nós neste Tempo do Advento a nos prepararmos para celebrar o Natal do Senhor.
A celebração foi realizada na Basílica Histórica de Aparecida e foi presidida pelo Missionário Redentorista e Diretor Editorial da Editora Santuário, Pe. Edvaldo Manoel de Araújo C.Ss.R., que nos ajudou a refletir o tema do dia “Acolher Jesus: O Verbo de Deus”.
Ao iniciar sua reflexão, Pe. Edvaldo lembrou os fiéis do tema central da Novena de Natal 2025:
“Nós temos como tema geral ‘Acolher Jesus, o Deus da Vida’, acolher o Menino Jesus, Aquele que veio trazer para nós a vida plena.”
E continuou, recordando os presentes, nesta primeira noite de Novena, sobre o desejo de Deus para nossas vidas.
“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância, esse é o desejo de Deus, que todos nós tenhamos vida, mas não uma vida qualquer, Deus nos quer plenos, cheios de graça e aqui Ele demonstra para nós o seu bem-querer, Deus se faz conosco, veio habitar a nossa vida, fazer morada em nós”.
E é por isso que devemos preparar nosso coração para a sua chegada, para acolher o Menino Jesus.
“O que significa, para nós, acolher? Quando a gente recebe alguém que a gente ama e quer bem na nossa casa, a gente prepara, a gente faz o melhor possível para essa pessoa.”
O Padre lembrou que, quando era criança e recebia visita em casa, sua mãe chamava a família para preparar a casa e, quando a visita chegava, sua mãe dizia: “fica à vontade, não repara a bagunça”. Ele contou que não entendia essa frase, porque se esforçavam para deixar tudo pronto e acolher a visita.
Mas hoje compreende e nos ajuda a refletir também:
“Preparando-nos para o Natal, talvez acolher o Menino Jesus seja acolher dentro da nossa vida, dentro da nossa história, fazer o melhor possível no nosso coração, na nossa mente, no dia a dia, mas dizer também: ‘Não repara a bagunça no coração, não, tenho as minhas limitações, minhas dificuldades, mas seja bem-vindo, sinta-se em casa, faça-se em mim a sua morada’.”
Nós queremos acolher Jesus em nosso coração; por isso, é necessário nos prepararmos para acolher “o verbo de Deus”.
“O Verbo que se faz carne, que quer nos ensinar um caminho de vida, de luz, um caminho que dá sentido à nossa vida, à nossa história. O Menino Deus veio para nos ensinar a proposta de Deus e acolhê-lo significa assumir a pessoa de Jesus, assumir a sua missão, assumir o seu destino. Acolher para que a nossa vida seja iluminada e transformada.”
Ao finalizar sua reflexão, Pe. Edvaldo reforçou que viver a Palavra de Deus é nos humanizarmos e divinizarmos, além disso, é preciso acolher a Palavra para vivenciar bem o Natal.
“Que nós possamos, nesta novena, nos preparar para celebrarmos o Natal, celebrarmos a Esperança, a paz, a justiça, a luz e tudo aquilo que transforma a nossa vida, transforma a nossa história. Celebrar o Natal em família, em comunidade.”
Participe da Novena da Casa da Mãe Aparecida, se não puder de forma presencial, acompanhe pela TV Aparecida ou pelo YouTube do Santuário Nacional.
1/15















add_circle_outline Prepare-se para o Natal acompanhando nossos conteúdos sobre o Tempo do Advento em a12.com/advento
Missa marca os 125 anos da Editora Santuário e sua missão
Editora Santuário celebra 125 anos de evangelização no Brasil com Missa especial no Santuário Nacional. Confira a entrevista com o Irmão Marco Lucas, C.Ss.R.
Carmelitas da Divina Providência celebram 126 anos no Santuário
Irmãs Carmelitas celebram 126 anos com Missa no Santuário Nacional, renovando sua missão e exemplo de dedicação ao serviço de Deus.
Fiéis celebram a Solenidade da Imaculada Conceição no Santuário
Fiéis celebram a Imaculada Conceição, nesta segunda-feira (08), no Santuário Nacional, exaltando Maria como exemplo de fé e silêncio transformador. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.