Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Devotos participam do 1º dia da Novena da Padroeira

Dom Leomar Brustolin refletiu o tema: “Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!”

Escrito por Laís Silva - Editado por Laís Silva

25 SET 2025 - 12H00 (Atualizada em 03 OUT 2025 - 22H05)

Thiago Leon

Com o Santuário Nacional repleto de devotos e alegria no coração, iniciamos a Novena e Festa da Padroeira 2025, nesta noite de sexta-feira (3), no Altar Central do Santuário Nacional.

A primeira noite de Novena Solene foi celebrada pelo Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin, concelebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, Dom Evaristo Spengler, Bispo de Roraima (RR), o Reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo e os demais sacerdotes presentes.

Neste ano, somos convidados a refletir o Tema Central: “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, e os temas de cada dia nos conduzem à compreensão da missão de Nossa Senhora Aparecida como a catequista do povo brasileiro. É Maria quem nos conduz a Jesus!

Neste dia, refletimos juntos o subtema “Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!”, tanto os fiéis que participaram presencialmente da celebração na Casa da Mãe, quanto os que acompanharam pela Rede Aparecida de Comunicação.

“Começamos a Novena da Padroeira, aqui em Aparecida. Os corações batem juntos, é um só coração”, foi assim que Dom Leomar iniciou sua reflexão.

Thiago Leon Thiago Leon


Em seguida, o Bispo lembrou da importância do papel de um catequista ao mencionar a entronização da imagem de Nossa Senhora na celebração de hoje.

“Este ano, a Novena de Nossa Senhora fala de Mãe da Esperança, que nos faz conhecer Jesus e cuidar da vida. Eu queria começar destacando que, quando entrou a imagem à frente, vieram crianças com seus catequistas, que imagem bonita. Você lembra de quem lhe ensinou a rezar? O Pai-Nosso, a Ave-Maria? Quem foi seu primeiro catequista?”.

Dom Leomar incentivou os fiéis presentes a rezarem em silêncio por aqueles que os ensinaram a rezar: “obrigado Senhor, por tantas pessoas”.

.:: Leia aqui a transcrição completa da pregação de Dom Leomar

O carro-andor que entronizou a imagem de Nossa Senhora trazia também o Menino Jesus, que nos convida a reflexão sobre o Deus que habitou entre nós.

“O carro lembrou para nós o presépio. Deus se fez carne e habitou entre nós, alguém diria: isso já sei. Mas será que sabemos só com a cabeça ou sabemos com o coração também? Deus que habita uma luz inacessível, Deus de Deus, luz da luz, diz o Credo Niceno. Ele foi enviado aqui para nós pelo Pai, como disse a leitura da Carta aos Gálatas: Deus enviou seu filho nascido de mulher, esse é o texto mais antigo que se refere à Nossa Senhora, mais antigo que os Evangelhos, é o primeiro escrito do Novo Testamento que diz que Jesus veio de uma mulher.”

Thiago Leon Thiago Leon

Maria poderia se esconder, ter medo e perder a esperança, mas Ela deu o seu sim e confiou nos planos de Deus para sua vida e a vida de toda a humanidade.

“Nunca se desespere, Maria tinha tudo para perder a esperança, o mistério de ser a mãe de uma criança tão especial, o mistério de uma mãe que viu seu Filho morrer na Cruz, o mistério de não entender tudo, mas Maria mantém a esperança”.

Dom Leomar citou Santo Agostinho e recordou que “duas coisas matam a alma humana: o desespero e a falta de esperança”. E destacou que não devemos viver com falsa esperança, na presunção de que não precisamos de mais nada, porque sabemos de tudo e nem viver de falta de esperança. Devemos confiar!

Nem falta e nem falsa esperança, Maria é a Esperança humilde, concreta, porque espera em Deus, único e verdadeiro”.

O Bispo de Santa Maria ainda reforçou a humanidade de Deus, quando se fez carne, entrou na história e ficou sujeito à lei do homem.

“Isso mostra para nós: lá onde estou, na cidade onde eu moro, no trabalho que eu tenho, na família que estou, eu não posso perder a esperança, devo servir a Deus”.

Ao final de sua reflexão, Dom Leomar exortou:

“Bendito seja Deus que mandou seu Filho nascido de mulher, não percamos a esperança, se Deus é por nós, quem será contra nós.”

Confira a galeria de fotos da celebração:


:: Veja como foi a Novena da tarde no Santuário Nacional

Reveja o 1º Dia da Novena Solene:

Pe. Ferdinando nos ajuda a refletir o tema do 1º dia da Novena da Padroeira

A cada dia, a novena apresenta subtemas que auxiliam na compreensão do tema central e também no fortalecimento de nossa fé.

Nesta reflexão do primeiro dia, somos chamados a refletir o tema “Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!”, e o Missionário Redentorista Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., de forma simples, reflete a humanidade de Jesus, pessoa divina que se encarnou entre nós.

“Jesus assumiu a natureza humana, e é bom a gente distinguir: a pessoa de Jesus é divina. Ele assume a natureza humana e aí, então, se torna um entre nós. Sentimos fome, dores... Jesus também sentiu tudo isso, mas o grande sentido do verdadeiro Deus e verdadeiro Homem significa que Deus assumiu a nossa humanidade”.

Assista à reflexão do 1º dia da Novena da Padroeira 2025:

:: Veja a programação completa da Novena e Festa da Padroeira 2025

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...