Por Michell Lima Em Notícias

Novena Solene: fiéis refletem sobre a obediência de Maria

novena_solene_dom_biasin‘Maria: Mãe obediente à Palavra de Jesus’ é o lema que guia os fiéis neste 4º dia da Novena Solene da Padroeira, que tem como tema ‘Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa Luz’. O pregador convidado deste domingo é o Bispo Diocesano de Volta Redonda – Barra do Piraí, Dom Francisco Biasin. O animador da noite foi Irmão Viveiros e os oficiantes foram os padres Luiz Cláudio Alves de Macedo e Josafá Jesus de Moraes, Missionários Redentoristas. Também participaram o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, e o reitor do Santuário, padre Domingos Sávio.

Os devotos refletiram sobre a obediência de Maria, em leitura sobre as Bodas de Caná (Jo 2, 1-11):

“Maria, em Caná da Galileia, fostes o arrimo na festa sem vinho, do povo esquecido dos que governam tirando proveito de seus feitos, não se preocupando com o bem comum. O que ontem foi dito é para hoje receber nossa obediência: “Fazei o que Ele vos disser!”.

Durante a saudação litúrgica, o bispo de Volta Redonda falou sobre a obediência da Virgem Maria. “Maria, vós fostes obediente ao Pai e, por isso, nos destes Jesus. Hoje nos pedis para guardar o que Ele diz, pois fostes a primeira a escutar a Palavra do Evangelho. Feliz é quem faz o que Ele mandar”, disse.

Após a incensação da Imagem da Padroeira do Brasil, os presentes acompanharam a coreografia da entronização da Palavra de Deus no carro-andor que trazia fotografias de Irmã Dulce, São Francisco e outras, ao som da Oração de São Francisco cantada por todos. Mulheres ofereciam girassóis aos presentes e a Nossa Senhora Aparecida.

Em seguida, Dom Biasin proferiu sua homilia, na qual ressaltou a obediência recíproca entre Jesus e seus pais, Maria e José.

“A obediência é recíproca porque, se de um lado Jesus, voltando para Nazaré “era-lhes submisso”, do outro “Maria conservava no seu coração” as palavras e os acontecimentos da vida de seu Filho, “sem compreender” plenamente o mistério que nele se encerrava. Ela também caminhava na penumbra de fé!”.

Relembrando o evangelho das Bodas de Caná, o bispo reflete a atitude da Mãe que, quando o vinho se acaba, orienta os discípulos a seguirem o que Jesus lhes disser, mesmo quando Ele diz que não é chegada a hora. “O Filho ‘se dobra’ diante da mãe que coloca as horas da vida da gente, com suas urgências, dentro da “hora” do seu Filho, antecipando a sua ação salvadora: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, ressaltou.

O bispo ainda falou sobre o papel missionário de cada cristão: “Ser missionário não é fazer propaganda do evangelho, nem ser ativista de uma organização religiosa. Não é tampouco se beneficiar do amor fraterno vivido dentro de uma comunidade de discípulos do Senhor, fechada em si mesma. Ser missionário é carregar uma presença, a presença do Senhor. É gerar esta presença para o mundo em que vivemos”.

Em seguida, os presentes acompanharam a procissão dos alimentos, quando colaboradores do Santuário carregavam uma faixa com a frase: “EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA” e outras placas que diziam NÃO à Política corrupta.

Ao final, o presidente da celebração realizou a Bênção do Santíssimo Sacramento, trazido por mulheres de associação de luta contra o câncer. A Novena Solene foi encerrada com a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e oferta de flores à Mãe Aparecida, com convidados de diversas paróquias da arquidiocese.

 

Fotos: Thiago Leon

 

‘Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa luz!’

Acompanhe às 15h e 19h, a Novena e Festa da Padroeira ao vivo pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e na internet pelo A12.com.

Compartilhe usando a hashtag #PadroeiraDoBrasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Michell Lima, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.