Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 10 MAR 2023 - 15H37

O que aprender com a arte do livro da Novena e Festa da Padroeira 2021

O livro da Novena e Festa da Padroeira do Brasil de 2021 quer ser um itinerário de oração e reflexão para aproximar o devoto da Palavra de Deus e, a partir dela, assumir uma vida de missão, partilha e amor ao próximo.

O material deste ano, produzido em uma parceria do Santuário Nacional e da Editora Santuário, já traz logo na arte da capa e contracapa um resumo do que Deus sempre desejou de cada cristão, como explicou detalhadamente o missionário redentorista padre Domingos Sávio.

Confira:

Santuário Nacional de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida


Contracapa

Arco-íris – a representação da aliança que Deus fez com Noé (Gn 9, 13).

Monte Sinai fumegante e as duas Tábuas da Lei – representação da aliança que Deus fez com o povo do Egito, através de Moisés (Ex 19, 18-19 / Ex 31, 18).

Povo em caminhada – representação daqueles que se constituíram em um povo, a partir da aliança rumo à Terra Prometida (Ex 15, 22).

Jesus – representação daquele que fez com os cristãos, a definitiva aliança. Com Jesus, tudo aquilo que Deus sonhava realiza-se plenamente (Lc 22, 20).

Jesus com os dois discípulos de Emaús - estamos simbolizados nos discípulos de Emaús, para lembrarmos que Jesus está sempre disposto a caminhar com o seu povo, sendo sinal de amizade, conversão e paz (Lc 24, 13).

Capa

Barco com os três pescadores – recordação da pesca milagrosa, que há mais de 300 anos encontrou a Imagem da Padroeira do Brasil no rio Paraíba do Sul.

Imagem de Nossa Senhora - a arte quer nos lembrar que Jesus realiza conosco a definitiva aliança através de Nossa Senhora, que é quem trouxe Jesus e nos ensina a viver como Ele (Gl 4, 4).

Povo caminhando com Nossa Senhora - com Nossa Senhora, somos chamados a ser esse povo unido pela aliança, para chegar na Jerusalém definitiva, que é a casa que o Pai preparou para todos nós.  

Santuário Nacional – representação da Jerusalém definitiva (Gn 12, 1-2), casa de Deus e de Nossa Senhora.

Referência da arte

Santuário Nacional de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida


A arte do livrinho da Novena também traz algumas
referências das artes do Centro Aletti, responsável pelo revestimento das fachadas do Santuário com mosaicos, como parte do projeto da Jornada Bíblica.

Os detalhes estão nos traços feitos com carvão (imagem 1); ilustrações com tons terrosos, presente em algumas de suas finalizações (imagem 2, 3 e 4); e os mosaicos, uma das características do artista.

arrow_forward Acesse aqui para adquirir agora o seu livro da Novena e Festa de 2021.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...