Notícias

O que as entradas de Nossa Senhora mostram aos devotos?

Conheça os significados das entradas e relembre os carros-andores da Novena e Festa da Padroeira 2025

Escrito por Beatriz Nery

24 OUT 2025 - 11H49 (Atualizada em 24 OUT 2025 - 16H15)

Gustavo Cabral/ A12

A Novena e Festa da Padroeira deixam saudade e, em especial, de um momento emocionante, a entrada de Nossa Senhora AparecidaNessa hora, a beleza encanta os olhos dos devotos e aquece o coração de cada fiel, que deseja esse momento de trocar olhares com a Mãe Aparecida.

O tema central deste ano, “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, dividido com profundidade nos 9 dias, traz um sentido que vai muito além do visual. Cada gesto, cada presença à frente da imagem de Aparecida traz uma mensagem a ser refletida por todos.

Maria Helena Malta, voluntária na organização e ensaio das entradas, contou que cada entrada é pensada com oração e propósito. “A novena não é feita só de visual, só de beleza, mas ela é principalmente espiritual e oracional.”

Relembre a participação de voluntários na entrada que antecede o carro-andor de Nossa Senhora, e o que elas revelam sobre a fé e o amor dos filhos da Mãe Aparecida:

wb_incandescent Dica: clique em cada dia para reviver esse momento no YouTube do Santuário Nacional


1º dia: Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem

A entrada destaca a missão de catequizar. Catequistas e catequizandos levaram livros e terços, para causar a lembrança aos fiéis de que o encontro com Cristo começa pelo aprendizado e pela fé transmitida de geração em geração.

Maria Helena fez questão de frisar que cada entrada é pensada para ter relação com o tema do dia. É um gesto que ajuda a rezar com os olhos e o coração.”

Thiago Leon Thiago Leon


2º dia: Com Maria, cuidar da vida em toda a criação

Jovens com lanternas acesas representaram o compromisso com o cuidado da Casa Comum.

Ao compor esse momento da novena, Maria Helena afirmou que deveria ter jovens participando. “Está nas mãos dos jovens a responsabilidade com o planeta. Desde cedo, todo ser humano é chamado a cuidar da criação, porque tudo isso existe para o bem do homem.”

Thiago Leon Thiago Leon

3º dia: Com Maria, acolher a Palavra de Deus, presença real de Jesus

Quarenta leitores do Santuário entraram com Bíblias nas mãos. A imagem é um lembrete aos romeiros de que escutar e viver a Palavra transforma a vida.

Gustavo Cabral/A12 Gustavo Cabral/A12

4º dia: Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor

Religiosos, seminaristas, freis e Padres trouxeram terços e velas para simbolizar o perdão e a misericórdia.

“Nós somos convidados a manter um coração sempre sereno e convertido. Por isso, convidamos os consagrados, que vivem a reconciliação e o perdão em sua vocação”, explicou Maria Helena.

Thiago Leon Thiago Leon


5º dia: Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão e missão

Ministros da Eucaristia carregaram pães com velas acesas. O gesto traduz o alimento que une e envia em missão, como o Corpo de Cristo partilhado.

Thiago Leon Thiago Leon


6º dia: Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus

Mães entram com seus filhos, os bebês, jovens e até fotos de filhos falecidos ou com deficiência. Um testemunho de que toda vida é dom e merece amor.

Thiago Leon Thiago Leon


7º dia: Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade

Mulheres com fotos de suas mães expressaram o louvor de Maria e a herança da maternidade.

“Exaltar as maravilhas de Deus através da maternidade é lembrar que Nossa Senhora nos deu o maior dom: Jesus", explicou Maria Helena.

Thiago Leon Thiago Leon


8º dia: Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz

Jovens e seminaristas trouxeram fotos de pessoas que viveram a fé com coragem, como Irmã Dulce, Dom Helder Câmara e outros. Por fim, um espelho com a palavra “VOCÊ” lembra que todos somos chamados à santidade.

Ao confeccionar essa entrada, Maria Helena disse que “somos convidados a viver a santidade todos os dias, como eles viveram o Evangelho com responsabilidade e amor.”

Gustavo Cabral/A12 Gustavo Cabral/A12


9º dia: Com Maria, ser família dos devotos, peregrina da esperança

Romeiros de todo o Brasil entraram com ex-votos e capelinhas da Família dos Devotos, enchendo o Santuário de fé e gratidão. É a grande festa da comunhão dos filhos de Maria.

Para encerrar, Maria Helena afirmou que “cada gesto tem alma. Cada entrada é uma oração em movimento, um encontro com a Mãe que nos leva a Jesus.”

Thiago Leon Thiago Leon





:: 
O que aprendemos com a Novena da Padroeira deste ano?
1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...