Passados alguns dias do fim da Novena da Padroeira deste ano, podemos retomar os ensinamentos e refletir sobre os aprendizados que os Bispos nos deixaram ao pregarem os temas de cada dia.
Para começar, podemos refletir sobre o tema central que foi “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
Maria é nossa catequista, Ela que nos conduz a Jesus. Ela é a Mãe da Esperança, porque a nossa Esperança é Jesus.
A seguir, vamos percorrer os subtemas diários, recordando as mensagens e inspirações que eles nos deixaram.
“Deus se fez carne e habitou entre nós, alguém diria: isso já sei. Mas será que sabemos só com a cabeça ou sabemos com o coração também? Deus que habita uma luz inacessível, Deus de Deus, luz da luz, diz o Credo Niceno. Ele foi enviado aqui para nós pelo Pai, como disse a leitura da Carta aos Gálatas: Deus enviou seu filho nascido de mulher, esse é o texto mais antigo que se refere à Nossa Senhora, mais antigo que os Evangelhos, é o primeiro escrito do Novo Testamento que diz que Jesus veio de uma mulher.”
E diante disso, Maria aceitou sua missão, deu seu “sim” e não perdeu a esperança, confiando plenamente nos planos de Deus para sua vida.
“Nunca se desespere, Maria tinha tudo para perder a esperança, o mistério de ser a mãe de uma criança tão especial, o mistério de uma mãe que viu seu Filho morrer na Cruz, o mistério de não entender tudo, mas Maria mantém a esperança”.
Confira a reflexão do 1º dia da Novena Solene
No segundo dia de Novena Solene, Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM, Bispo de Roraima (RR), nos ajudou a refletir sobre o cuidado com toda a criação, além de nos lembrar da vida e da memória de São Francisco de Assis.
“São Francisco se converteu diante do Bispo e se despojou, despiu-se das suas seguranças e das suas vestes. Hoje, a Igreja nos chama a uma conversão semelhante, despirmo-nos da nossa mentalidade antiga, de uma vida consumista, a converter-nos a nossa indiferença, despirmo-nos diante do sofrimento humano e a nossa insensibilidade, do sofrimento dos pobres e da nossa cumplicidade com todos os sistemas que destroem a vida”.
Na ocasião, celebramos também 800 anos do Cântico das Criaturas e os 10 anos da encíclica apostólica Laudato si’, escrita pelo saudoso Papa Francisco.
Confira a reflexão do 2º dia da Novena Solene
“Com Maria, acolher a Palavra de Deus, presença real de Jesus!”
Dom Geovane Luís da Silva, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG), contou em sua reflexão que Maria, com seu exemplo, nos ensina a acolher a Palavra de Deus.
“Maria, a mãe de Jesus, nos ensina a acolher no coração a Palavra de Deus. Pois primeiro esta Palavra encontrou abrigo no seu coração e depois assumiu a forma humana do seu ventre (...), tornando-a Mãe de Jesus porque disse sim: 'Eis aqui a serva do Senhor'”.
Confira a reflexão do 3º dia da Novena Solene
“Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor”
No quarto dia de Novena Solene, quem presidiu a celebração foi o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que refletiu sobre a ilimitada misericórdia de Deus.
Ele citou o exemplo de São João Paulo II no ato de perdoar, quando ele teve misericórdia de um irmão que o feriu, lembrando que “o Papa nos ensinou a devolver com sorriso uma agressividade”.
E enfatizou: “Nós ofendemos a Deus, e ao invés de darmos o primeiro passo de reconciliação é sempre Deus quem se adianta a esse perdão, Ele é o primeiro a querer conceder esse perdão”.
Confira a reflexão do 4º dia da Novena Solene
“Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão.”
A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF), que durante a reflexão destacou a íntima ligação entre Maria e a Eucaristia.
“Estamos olhando para Maria, mulher eucarística”, e afirmou: “Jesus instituiu a Eucaristia, mas aquilo que Ele celebrou na última ceia, Ele viveu na cruz. E quem estava aos pés da cruz? Maria”.
Ele ainda enfatizou que a Eucaristia é comprometimento, é dever do cristão; não é algo mágico ou um passe livre, mas deve “nos cristificar”.
Confira a reflexão do 5º dia da Novena Solene
"Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus"
No 6º dia de Novena Solene, Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, presidiu a celebração e trouxe em sua mensagem de paz a necessidade de compreendermos que a vida é um dom sagrado.
Dom Ricardo destacou o cuidado de Deus com todos nós, e que a prova de seu cuidado foi ter nos dado a vida.
"A vida é um dom sagrado, o próprio autor da vida quis ser cuidado no seio da Virgem Maria".
Ele ainda destacou três dons que derivam do cuidado amoroso de Deus: a maternidade, a filialidade e a fraternidade.
Confira a reflexão do 6º dia da Novena Solene
“Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade!”
Dom Geraldo dos Reis Maia, Bispo da Diocese de Araçuaí (MG) presidiu a celebração e, de forma simples, refletiu sobre o Magnificat de Nossa Senhora em três ensinamentos.
Ter um coração agradecido: “Nossa Senhora sabe reconhecer os grandes feitos de Deus na sua vida, na história do seu povo.”
Ser um povo profético: "Magnificat é um canto profético de libertação. Nossa Senhora elevou sua voz para denunciar os poderosos e anunciar a elevação dos humildes.”
Compromisso com uma nova humanidade: o Bispo lembrou que a esperança de um mundo novo nasce de atitudes concretas de solidariedade.
Confira a reflexão do 7º dia da Novena Solene
“Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz!”
No 8º dia de Novena, Dom Nelson Westrupp, Bispo emérito de Santo André (SP), presidiu a celebração e destacou que as bem-aventuranças constituem o essencial para o que seria a definição do “código moral cristão”.
“O DNA do cristão deve ser procurado por essa porta de ingresso: as chamadas bem-aventuranças. Jesus nos apresenta simplesmente um conjunto de normas a viver, Ele dá respostas aos anseios mais profundos do coração humano”.
Incentivando os cristãos a buscar, por meio das bem-aventuranças, a santidade, o caminho da felicidade.
Confira a reflexão do 8º dia da Novena Solene
“Com Maria, ser Família dos Devotos, peregrinos da esperança!”
No último dia da Novena Solene, o Bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, refletiu sobre a missão da Família dos Devotos em manter a obra evangelizadora da Casa da Mãe. E citou três lições para o mundo ferido:
1 -A Igreja é a Família de Deus
2 - Corresponsabilidade
3 - Centralidade de Jesus, nossa Esperança
Confira a reflexão do 9º dia da Novena Solene
add Veja a cobertura completa da Novena e Festa da Padroeira em a12.com/padroeira
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.