Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

O que aprendemos com a Novena da Padroeira deste ano?

Escrito por Laís Silva

15 OUT 2025 - 15H46 (Atualizada em 15 OUT 2025 - 17H10)

Thiago Leon

Passados alguns dias do fim da Novena da Padroeira deste ano, podemos retomar os ensinamentos e refletir sobre os aprendizados que os Bispos nos deixaram ao pregarem os temas de cada dia.

Para começar, podemos refletir sobre o tema central que foi “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.

Maria é nossa catequista, Ela que nos conduz a Jesus. Ela é a Mãe da Esperança, porque a nossa Esperança é Jesus.

A seguir, vamos percorrer os subtemas diários, recordando as mensagens e inspirações que eles nos deixaram.

“Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!”

Thiago Leon Thiago Leon

O Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin, nos ajudou a refletir sobre o tema e destacou:

“Deus se fez carne e habitou entre nós, alguém diria: isso já sei. Mas será que sabemos só com a cabeça ou sabemos com o coração também? Deus que habita uma luz inacessível, Deus de Deus, luz da luz, diz o Credo Niceno. Ele foi enviado aqui para nós pelo Pai, como disse a leitura da Carta aos Gálatas: Deus enviou seu filho nascido de mulher, esse é o texto mais antigo que se refere à Nossa Senhora, mais antigo que os Evangelhos, é o primeiro escrito do Novo Testamento que diz que Jesus veio de uma mulher.”

E diante disso, Maria aceitou sua missão, deu seu “sim” e não perdeu a esperança, confiando plenamente nos planos de Deus para sua vida.

“Nunca se desespere, Maria tinha tudo para perder a esperança, o mistério de ser a mãe de uma criança tão especial, o mistério de uma mãe que viu seu Filho morrer na Cruz, o mistério de não entender tudo, mas Maria mantém a esperança”.

Confira a reflexão do 1º dia da Novena Solene

“Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!”

Thiago Leon Thiago Leon

No segundo dia de Novena Solene, Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM, Bispo de Roraima (RR), nos ajudou a refletir sobre o cuidado com toda a criação, além de nos lembrar da vida e da memória de São Francisco de Assis.

“São Francisco se converteu diante do Bispo e se despojou, despiu-se das suas seguranças e das suas vestes. Hoje, a Igreja nos chama a uma conversão semelhante, despirmo-nos da nossa mentalidade antiga, de uma vida consumista, a converter-nos a nossa indiferença, despirmo-nos diante do sofrimento humano e a nossa insensibilidade, do sofrimento dos pobres e da nossa cumplicidade com todos os sistemas que destroem a vida”.

Na ocasião, celebramos também 800 anos do Cântico das Criaturas e os 10 anos da encíclica apostólica Laudato si’, escrita pelo saudoso Papa Francisco.

Confira a reflexão do 2º dia da Novena Solene

“Com Maria, acolher a Palavra de Deus, presença real de Jesus!”

Gustavo Cabral/ A12 Gustavo Cabral/ A12


Dom Geovane Luís da Silva, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG), contou em sua reflexão que Maria, com seu exemplo, nos ensina a acolher a Palavra de Deus.

Maria, a mãe de Jesus, nos ensina a acolher no coração a Palavra de Deus. Pois primeiro esta Palavra encontrou abrigo no seu coração e depois assumiu a forma humana do seu ventre (...), tornando-a Mãe de Jesus porque disse sim: 'Eis aqui a serva do Senhor'”.

Confira a reflexão do 3º dia da Novena Solene

“Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor”

Thiago Leon Thiago Leon

No quarto dia de Novena Solene, quem presidiu a celebração foi o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que refletiu sobre a ilimitada misericórdia de Deus.

Ele citou o exemplo de São João Paulo II no ato de perdoar, quando ele teve misericórdia de um irmão que o feriu, lembrando que “o Papa nos ensinou a devolver com sorriso uma agressividade”.

E enfatizou: “Nós ofendemos a Deus, e ao invés de darmos o primeiro passo de reconciliação é sempre Deus quem se adianta a esse perdão, Ele é o primeiro a querer conceder esse perdão”.

Confira a reflexão do 4º dia da Novena Solene

“Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão.”

Thiago Leon Thiago Leon

A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF), que durante a reflexão destacou a íntima ligação entre Maria e a Eucaristia.

“Estamos olhando para Maria, mulher eucarística”, e afirmou: “Jesus instituiu a Eucaristia, mas aquilo que Ele celebrou na última ceia, Ele viveu na cruz. E quem estava aos pés da cruz? Maria”.

Ele ainda enfatizou que a Eucaristia é comprometimento, é dever do cristão; não é algo mágico ou um passe livre, mas deve “nos cristificar”.

Confira a reflexão do 5º dia da Novena Solene

"Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus"

Thiago Leon Thiago Leon

No 6º dia de Novena Solene, Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, presidiu a celebração e trouxe em sua mensagem de paz a necessidade de compreendermos que a vida é um dom sagrado.

Dom Ricardo destacou o cuidado de Deus com todos nós, e que a prova de seu cuidado foi ter nos dado a vida.

"A vida é um dom sagrado, o próprio autor da vida quis ser cuidado no seio da Virgem Maria".

Ele ainda destacou três dons que derivam do cuidado amoroso de Deus: a maternidade, a filialidade e a fraternidade.

Confira a reflexão do 6º dia da Novena Solene

“Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade!”

Thiago Leon Thiago Leon


Dom Geraldo dos Reis Maia, Bispo da Diocese de Araçuaí (MG) presidiu a celebração e, de forma simples, refletiu sobre o Magnificat de Nossa Senhora em três ensinamentos.

Ter um coração agradecido: “Nossa Senhora sabe reconhecer os grandes feitos de Deus na sua vida, na história do seu povo.”

Ser um povo profético: "Magnificat é um canto profético de libertação. Nossa Senhora elevou sua voz para denunciar os poderosos e anunciar a elevação dos humildes.”

Compromisso com uma nova humanidade: o Bispo lembrou que a esperança de um mundo novo nasce de atitudes concretas de solidariedade.

Confira a reflexão do 7º dia da Novena Solene

“Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz!”

Gustavo Cabral Gustavo Cabral

No 8º dia de Novena, Dom Nelson Westrupp, Bispo emérito de Santo André (SP), presidiu a celebração e destacou que as bem-aventuranças constituem o essencial para o que seria a definição do “código moral cristão”.

“O DNA do cristão deve ser procurado por essa porta de ingresso: as chamadas bem-aventuranças. Jesus nos apresenta simplesmente um conjunto de normas a viver, Ele dá respostas aos anseios mais profundos do coração humano”.

Incentivando os cristãos a buscar, por meio das bem-aventuranças, a santidade, o caminho da felicidade.

Confira a reflexão do 8º dia da Novena Solene

“Com Maria, ser Família dos Devotos, peregrinos da esperança!”

Thiago Leon Thiago Leon

No último dia da Novena Solene, o Bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, refletiu sobre a missão da Família dos Devotos em manter a obra evangelizadora da Casa da Mãe. E citou três lições para o mundo ferido:

1 -A Igreja é a Família de Deus

2 - Corresponsabilidade

3 - Centralidade de Jesus, nossa Esperança

Confira a reflexão do 9º dia da Novena Solene

add Veja a cobertura completa da Novena e Festa da Padroeira em a12.com/padroeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...