Por Victor Hugo Barros Em Notícias Atualizada em 07 JAN 2021 - 11H39

Os impactos da pandemia no movimento anual do Santuário de Aparecida

Em 2020, o Santuário Nacional acolheu 3.371.127 devotos. A pandemia do novo coronavírus provocou uma diminuição de 75% no número de visitantes ao templo da Padroeira do Brasil em relação a 2019, quando foram registrados 11.963.635 visitantes. Desde 2014, a visitação anual à Basílica de Aparecida (SP) era aproximadamente igual ou superior a casa de 12 milhões.

Para se ter ideia do impacto causado pela pandemia, de 1º de janeiro de 2020 a 14 de março do mesmo ano, 1.546.322 devotos passaram pelo Santuário. A partir da data, com a suspensão da participação dos fiéis nas missas do Santuário como forma de prevenção ao novo coronavírus, os números de visitação caíram. De 15 de março a 31 de dezembro, foi registrada a presença de 1.824.805 peregrinos, número próximo à marca alcançada nos dois primeiros meses de 2020.

Daniele Souza
Daniele Souza


O
retorno do público às celebrações, no dia 28 de julho, provocou também mudanças na organização pastoral do Santuário. Com as restrições impostas pelo plano sanitário desenvolvido pelo Santuário, as missas foram multiplicadas, a fim de evitar aglomerações. Celebrações foram realizadas de forma campal e também no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

Chama a atenção também a diminuição de público em datas tradicionalmente movimentadas. O 12 de outubro, Dia da Padroeira, registrou em 2020 a presença de 30 mil fiéis. Em 2019, mais de 160 mil peregrinos participaram das celebrações desta data. A movimentação na festividade de 2020 é a mesma do começo da década de 70, quando as comemorações de outubro atraíam um número menor de peregrinos.

A movimentação anual também é a mesma registrada no século passado. Números como este foram alcançados na década de 60 e no início de 70. Na Visita Apostólica de São João Paulo II a Aparecida, em 04 de julho de 1980, Aparecida já acolhia mais de cinco milhões de peregrinos por ano. A partir daí, o crescimento passou a ser maior todos os anos, alcançando em 2010 a marca de 10 milhões de visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.