Leia MaisTrajetórias regadas à melodia de DeusO Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, conhecido como PEMSA, é uma iniciativa que atua diretamente na transformação social e humana de crianças e adolescentes.
A ideia inicial surgiu com Dom Darci, atual arcebispo de Diamantina e antigo bispo-auxiliar de Aparecida, Pe. Pelaquim, Missionário Redentorista, e os maestros Altair Lobato, Júlio Ricarte e Ismael Floriano. Nesses vinte anos, os responsáveis por manterem o Projeto vivo são os filhos e filhas da Mãe Aparecida que fazem parte da Família dos Devotos.
Atualmente, o Projeto acolhe 530 alunos, entre 7 e 17 anos, que estudam orquestra clássica, musicalização, canto coral, instrumentos populares, além de toda ação social educativa que é prestada.
Ao longo dos 20 anos do PEMSA, 11 mil alunos passaram por ele e deixaram suas marcas, bem como carregam consigo o Projeto. Graças às habilidades desenvolvidas na música, diferentes oportunidades foram vivenciadas por diversos alunos e ex-alunos, que ingressaram em escolas internacionais, Forças Armadas, Exército, Marinha, Aeronáutica, orquestras e faculdades federais.
Celebração
Na manhã desta sexta-feira (10), foi celebrado os 20 anos de história do PEMSA, bem como faz parte desta grande iniciativa, no Altar Central do Santuário Nacional.
Presidida pelo padre Diego Antônio, Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, participaram da Missa, para além dos devotos que estavam na casa da Mãe, alunos, instrutores e coordenadores do Projeto.
Como um presente e honra à Mãe que sustenta o Projeto e seus filhos, o PEMSA preparou uma entrada musical emocionante que contou com diferentes jovens tocando seus instrumentos à Nossa Senhora Aparecida.
“Toda eucaristia é uma ação de graças, mas hoje o nosso coração se reveste ainda mais de gratidão por esta grande missão. Muito mais do que um projeto social, o PEMSA é uma missão.
Cantar é próprio daquele que ama, toca os sentimentos, passa pelo coração e através dessa sensibilidade musical, esse projeto toca no coração de tantos devotos (...)” , dividiu padre Diego durante homilia, sobre a relevância do Projeto.
Assista à celebração
37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social
A 37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas marcaram o sábado de feriado em Aparecida com a participação de movimentos sociais, que pediram mais justiça e inclusão no Brasil.
Aparecida se prepara para a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas
Programação está voltada à reflexão sobre a vida e a justiça social, destacando a luta pelos direitos das populações vulneráveis.
Operação Romeiro 2024 é lançada no Santuário de Aparecida
3 mil policiais estarão realizando ações de reforço até dezembro, e de modo especial nos dias de maior movimento em Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.