Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Primeiro escultor a reproduzir a Imagem da Padroeira do Brasil é homenageado no Santuário Nacional

Foto de: Felipe Guimarães

Francisco Ferreira ou Chico Santeiro, como era conhecido, foi o primeiro artista a reproduzir a Imagem da Padroeira do Brasil. Em sua homenagem, o Museu Nossa Senhora Aparecida realiza uma mostra no hall da Torre Brasília. Sete Imagens da Virgem de Aparecida ficarão expostas até o dia 28 de março, podendo ser visitadas todos os dias da semana.

Chico Santeiro fez mais de 3 mil réplicas, que foram enviadas para a Europa. A maior parte confeccionada a partir de técnica mista desenvolvida pelo artista, que usava pó de serragem e cola, além de barro e madeira.

Nascido em Cunha, no ano de 1892, trabalhou como sacristão na Basílica Velha de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Matriz Basílica), no início do século XX, onde conheceu o Missionário Redentorista Irmão Bento, escultor e pintor que veio da Alemanha para o Brasil para evangelizar através de sua arte.

Chico Santeiro já possuía habilidades no campo das artes e como discípulo (aluno) do Irmão Bento, aprimorou seus conhecimentos na escultura e pintura, mantendo suas técnicas e estilo próprio.

“Ele ficou muito famoso porque criou uma técnica própria. Nada em suas obras lembra as do Irmão Bento. Após se aposentar como sacristão, ele passou a se sustentar com sua obra”, afirma César Maia, curador do Museu.

Além das peças selecionadas para a mostra, o Santuário disponibiliza toda a obra de Chico Santeiro no Museu Nossa Senhora Aparecida.

Foto de: Felipe Guimarães/ Arte: Santuário Nacional

 

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.