Leia MaisQuarta-feira de Cinzas: Um recomeço! 5 curiosidades sobre a Quarta-Feira de CinzasQuarta-feira de Cinzas: Os remédios do amor de Deus para uma boa QuaresmaNa manhã de hoje (22), ocorreu no Altar Central do Santuário a Missa da Quarta-feira de Cinzas.
Presidida por dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, a celebração contou com a bênção das cinzas, reflexões sobre o início da Quaresma e também sobre o início efetivo da Campanha da Fraternidade 2023.
Este é um momento de reflexão do ser humano em compreender o quão pequeno é perante Deus:
"Dirigi-me ao Senhor Deus para suplicar-lhe com jejum, roupa de saco e cinzas, e fiz minha oração e minha confissão ao Senhor, meu Deus: 'Senhor, Deus grande e terrível, que sois fiel à aliança e misericordioso para com aqueles que vos amam e observam vossos mandamentos, pecamos e cometemos iniquidades, agimos como ímpios, fomos rebeldes e nos afastamos de vossos mandamentos e de vossas leis.'" (Dn 9, 3-5).
O arcebispo iniciou a homília relembrando o momento de dificuldade que a humanidade como um todo está enfrentando.
“Esta Quaresma, esta Quarta-feira de Cinzas, é diferente das outras, sabe por quê? Terremoto na Turquia, temos que sofrer com os que sofrem; acirramento da guerra da Ucrânia, após os pronunciamentos do presidente dos Estados Unidos e da Rússia; e esses deslizamentos e enchentes, sofrimento do povo brasileiro, especialmente aqui em São Paulo. Então vamos, diante de tudo isso, fazer penitencia e abrir o coração para a solidariedade”, aconselhou dom Orlando perante as dificuldades e o início da Quaresma.
O arcebispo também relembrou o convite do Papa Francisco para a Quaresma, a transfiguração. Dom Orlando explicou que a oração, a caridade e o jejum nos transfiguram e nos convidam a três encontros: com Deus, com o próximo, e consigo.
“Vamos ter um encontro mais profundo com Jesus, vamos conhecer melhor Jesus. Quaresmas, leituras, os prefácios da Missa, tudo nos ajuda a conhecer melhor Jesus, não intelectualmente. Você e eu dizemos assim ‘Jesus é o filho de Deus’ e nada muda na nossa vida. Agora, quando a gente faz uma experiência de conhecer Jesus internamente, conhecer Jesus afetivamente, conhecer Jesus com a experiência interior, aí tudo muda.
Isso é Quaresma: intensificar nosso encontro e conhecimento profundo com Jesus Cristo e amá-lo ardentemente, segui-lo fielmente!”, abordou dom Orlando sobre o primeiro encontro que somos convidados a ter, sendo firmado pela fala do Papa Francisco, de que "uma Quaresma sem Páscoa, não é uma quaresma cristã"; e isso só é possível a partir do encontro com Deus.
Após a homilia, foi feita a tradicional bênção das cinzas e os presentes no Altar as receberam. A Santa Missa foi encerrada com a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e, ao final da celebração, todos os fiéis presentes receberam as cinzas.
1/13
Campanha da Fraternidade 2023
Junto ao início do tempo da Quaresma, também é iniciada a Campanha da Fraternidade, que nesta edição tem como tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).
“O que adianta a oração sem amor fraterno? O que adianta a Missa sem amor fraterno? Nada. É até um pecado. Agora, quando tudo se transforma em fraternidade, então a fome vai diminuir e onde houver fraternidade a injustiça vai diminuir; e onde houver fraternidade teremos uma nova economia e uma nova politica para ir às causas da fome.
Fraternidade e fome. E é claro que temos fome também da Palavra, por isso estamos aqui. Temos fome também de afeto, quanta gente tem pão e é triste, depressivo e agressivo (...). Precisamos do pão do abraço, precisamos do pão do elogio, precisamos do pão do olhar, precisamos do toque da mão, senão a gente morre mesmo de fome, de amor e de afeto. E claro, sempre sempre, irmãos e irmãs, [devemos ter] fome de Deus. E ele nos sacia na Eucaristia” – dom Orlando Brandes.
:: Veja mais sobre a Campanha da Fraternidade 2023 aqui.
Entenda o significado desta celebração
Assista à Santa Missa completa
Casa da Mãe acolhe Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo
O Santuário Nacional acolheu a Romaria da Sociedade Joseleitos de Cristo, neste sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Como peregrino, cantor Daniel chega de bicicleta ao Santuário
Devoto de Nossa Senhora, ele comemora seus 56 anos em peregrinação pelo Caminho da Fé
Saiba como funciona o Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Você devoto da Mãe Aparecida é motivado a, além de se unir em oração ao Santuário Nacional, realizar o Gesto Concreto. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.