Entre os dias 04 e 05 de fevereiro, o Santuário Nacional recebeu a 1ª Romaria da Vida e da Família, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Leia MaisPassagens da Bíblia que vão te ensinar sobre o amor e os valores de uma famíliaFamília inteira é beatificada na Polônia
Esta romaria é dedicada às famílias e membros dos Movimentos da Igreja, da Pastoral Familiar e de Instituições Pró-Vida.
A Santa Missa dentro da programação de sábado (04), no Altar Central do Santuário, foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, às 12h.
Em entrevista ao A12, Dom Ricardo explicou sobre o papel da família na transmissão da fé.
“A família é o lugar privilegiado da transmissão da fé, porque é o lugar onde os pais passam para os filhos os valores mais importantes: o valor do amor, do perdão, da solidariedade e da gratuidade. Nós aprendemos na família a amadurecer para o relacionamento mútuo, para ajudar um ao outro”, afirmou.
De acordo com Dom Ricardo, há uma interdependência familiar, tanto do ponto de vista humano quanto do ponto de vista da fé.
“A fé é um grande tesouro que Deus nos deu para que, de geração em geração, pudéssemos encontrar a presença Dele nos gestos mais simples dentro de casa, quando nos damos as mãos para uma oração antes das refeições, quando um pai fala para um filho quem é Deus, lê o Evangelho, dá uma benção ao seu filho. Quando uma mãe faz aquela prece, aquela oração... Quando um avô e uma avó contam belas histórias de fé que viveram na sua vida”, disse.
O bispo destacou para os pais, os avós, os tios e as tias:
“Transmitam a fé, falem de Deus, rezem juntos, deem as mãos e ajoelhem-se juntos. Acho que isso é o maior tesouro que um pai e uma mãe podem passar para os seus filhos. A maior herança é a transmissão da fé”.
1/6
Defesa da vida e da família
Dom Ricardo falou ainda acerca da necessidade ter em vista de que é na família o lugar onde cuidamos e defendemos a vida desde a concepção até o seu fim natural.
“É na família que nós podemos proteger esta vida de tantas ameaças que vemos no mundo hoje, principalmente quando a vida se tornou um objeto descartável, [onde] as relações humanas ficaram líquidas e frágeis”, concluiu.
Romaria da Vida e da Família no Auditório Pe. Noé Sotillo
A Romaria da Vida e da Família contou com uma programação durante a manhã deste sábado (04), no Auditório Pe. Noé Sotillo, que integra o Santuário Nacional, de partilhas e testemunhos sobre o início e o final da vida.
À tarde houve uma mesa redonda sobre Políticas Públicas e o testemunho da ONG Afago, de São Paulo, que atua na prevenção da marginalidade infanto-juvenil através da de atividades socioeducativas.
Missa de envio
No domingo (05) às 8h30 foi feita a meditação do terço, no Caminho do Rosário, e às 12h celebrada a Missa de envio, no Altar Central do Santuário Nacional.
Durante a homilia, na Missa de envio, Dom Ricardo Hoepers, disse aos fieis que era necessário sair da Casa da Mãe com esperança de que a família de cada um se tornaria melhor.
"Você está aqui para rezar pela sua família, a obra de Deus vai chegar lá no seu lar, abençoando e dando forças para os momentos difíceis. Queremos acreditar na família como um tesouro, um dom de Deus.
Nesta 1ª Romaria da Vida e da Família [reforçamos] que devemos, cuidar, proteger e promover a vida desde a concepção [...] até o último suspiro da nossa vida. O cristão não pode desprezar nenhuma etapa da vida, nós temos que cuidar uns dos outros".
O bispo direcionou também, aos presentes, a seguinte pergunta: "Você está cuidando bem daqueles que Deus confiou para você?"
Por fim, fez um convite para que os lares sejam santuário da vida, sejam Igrejas domésticas. "Que todas as nossas comunidades possam defender, promover e cuidar da vida", concluiu.
Saiba mais sobre a romaria no Portal Vida e Família. Acesse aqui.
Último Dia Oracional Mariano de 2024: nos convida a ser gratos
Dia Oracional Mariano é marcado por reflexões e momentos de orações, além de ser uma forma de nos prepararmos para o dia 12 de outubro, o dia da Padroeira do Brasil.
Novena de Natal começa rezando para os pobres
A Novena de Natal em Aparecida traz renovação da fé e esperança, com o tema “Resplandeceu a luz da esperança” e lema “A esperança dos pobres”.
Acompanhe hoje o terceiro dia da Novena de Natal do Santuário Nacional
Novena de Natal 2024 do Santuário Nacional continua nesta quinta-feira (12), com celebrações e transmissões ao vivo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.