Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Saiba como foi composto o hino da Novena e Festa da Padroeira 2014

As músicas que inspiram os devotos durante a Novena e Festa da Padroeira no Santuário Nacional são referência para muitas paróquias dedicadas à Nossa Senhora Aparecida. E para estar em sintonia com a Casa da Mãe, o tema central e as reflexões diárias são utilizados em celebrações por todo o país, o que inclui as músicas executadas, principalmente o Hino oficial da Festa.

Este ano, quem compôs o hino “Com a Mãe Aparecida, somos solidários na dor”, reflexo do tema central, foi Silvio Lino dos Santos, Coordenador de Música Litúrgica do Santuário Nacional. Colaborador há 24 anos, o cantor, compositor e organista falou ao A12.com sobre a experiência de compor o hino pelo quarto ano consecutivo.

 Ouça um trecho do hino oficial:

 
 

A12 - Como funciona o processo de composição?

Silvio Lino - Temos uma equipe teológica que prepara os temas diários da novena e o central da Festa, e a partir disso, fazemos a letra dentro do tema central. A música tem que ser vibrante, alegre, porque o povo brasileiro é alegre e festivo. Sempre produzimos com andamento de marcha, para que as pessoas possam balançar muito as bandeirolas no dia da Festa. Apesar do tema este ano falar sobre a dor, nós temos que ser alegres também na dor, porque ao final há ressurreição e alegria.

O tema central é a dor, mas nós vamos conduzindo essa dor para a alegria, porque não há mal que dure para sempre e o bem deve sempre perpetuar na vida das pessoas. Não escondemos a dor, mas a usamos como trampolim para a alegria definitiva que é Cristo, centro de nossa vida e nossa fé.

Foto de: Michell Lima/ A12.com

Silvio Lino

Silvio Lino compõe o Hino oficial há quatro edições
da Festa da Padroeira.

O refrão é o tema central da festa e para as estrofes a gente pega os temas subsidiários e desenvolve. É como nas estrofes: Maria que consola na dor, Maria Mãe do Redentor, Maria, a Mãe do povo que clama por justiça, e por aí vai. Nossa Senhora Aparecida é como o perpétuo socorro do povo brasileiro e nos leva a Jesus, que é alegria definitiva.

A12 – O que você sente ao compor uma canção tão importante para o povo brasileiro?

Silvio Lino - É uma alegria muito grande poder contribuir. Recebemos o dom de Deus e temos que fazer que ele saia de dentro pra fora. A música tem esse condão de aproximar as pessoas. Ela é pedagógica e cantando fica mais fácil guardar o que o Santuário quer propor, a solidariedade presente no tema “Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor”.

A12 – As músicas acompanham a preparação para o jubileu dos 300 anos de encontro da Imagem da Padroeira nas águas do Rio Paraíba?

Silvio Lino - Nós já trabalhamos com uma trilogia muito bonita, que envolvia o olhar, as mãos e o coração a Senhora Aparecida, com os temas “Pelas mãos da Senhora Aparecida...”, “Pelo olhar da Senhora Aparecida...” e “Pelo coração da Senhora Aparecida...”. Então esse foi, em um primeiro momento, a preparação para o jubileu de 2017. Em seguida, passamos a meditar os Mistérios do Terço porque ele é mariano, por isso os Mistérios Gozozos, Luminosos e agora os Dolorosos e, posteriormente, os Mistérios da Alegria. Assim, estamos nos preparando para a alegria que vai ser o jubileu de 2017, com a possível presença do Papa Francisco. Vai ser um momento muito marcante para nós que trabalhamos no Santuário Nacional.


Cd Festa da PadroeiraPara adquirir o CD oficial da Novena e Festa da Padroeira 2014, os interessados podem entrar em contato através do telefone 0300 2 10 12 10 e 0800 16 00 04, nos balcões ao redor do Santuário Nacional, na Casa das Velas, loja oficial do Santuário e pela internet, através www.a12.com/loja.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...