Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Santuário de Fátima em Portugal prepara entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Foto de: Santuário de Fátima /Portugal

Santuario de Fátima - Portugal

"Será com muita alegria que receberemos a comitiva que chegará do Santuário de Aparecida com a imagem de Nossa Senhora". (Pe. Carlos Cabecinhas)

 

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, em maio de 2015, por uma comitiva brasileira. A cerimônia faz parte das celebrações pelos "Centenários de Bênçãos" - em 2017, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima festejará os cem anos da aparição de Nossa Senhora aos três pastorzinhos, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida celebrará os trezentos anos do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul. 

A comemoração conjunta teve ínício em 2014, quando a Imagem da Virgem de Fátima foi entronizada no Santuário de Aparecida. Agora, Portugal prepara a cerimônia de entronização da Virgem de Aparecida, um momento de fé e alegria para os países irmãos. Em entrevista ao A12, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, fala sobre a expectativa e preparação para receber a Imagem peregrina da Padroeira do Brasil.

A12 - Qual é o sentimento de religiosos e fiéis quanto a entronização da Imagem de Aparecida em Fátima?

Pe. Carlos Cabecinhas - Em Portugal é muito grande a devoção a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do país; parece-nos que não é tão conhecida a devoção a Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, por isso, também é importante a celebração conjunta destes dois jubileus, já que será mais um meio de dar a conhecer ou de incrementar a devoção a Nossa Senhora de Aparecida em Portugal e junto dos peregrinos que de todo o mundo visitam Fátima.

Nossa Senhora, invocada com o título de Aparecida ou de Fátima, é a mesma Nossa Mãe, aquela que aparece na história da humanidade como testemunho e mensageira do grande desígnio de graça e de salvação de Deus para todos.

A celebração conjunta dos dois jubileus será uma forma mais de confiarmos o futuro deste nosso mundo à solicitude materna de Maria, como o fizeram os Pastorzinhos de Fátima, de modo a construirmos a nossa vida de acordo com a vontade de Deus.

A12 - Este ato deve fortalecer a relação entre os países irmãos?

Arte de: A12

Fátima e Aparecida

Celebração dos "Centenários de Bênçãos" une
Brasil e Portugal pela fé em Nossa Senhora.

Pe. Carlos Cabecinhas - Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sem dúvida que este ato de entronização da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Santuário de Fátima fortalece os laços que já nos unem; também foi isso que sentimos quando, em maio de 2014, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi entronizada solenemente em Aparecida.

Em 2017, Fátima celebrará os cem anos das aparições na Cova da Iria, em 1917, e Aparecida os trezentos anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição. A celebração conjunta dos dois jubileus pretende ser expressão visível da profunda união destes dois Santuários. É interessante que até as datas da celebração litúrgica em ambos os Santuários nos unem: os dias 12 e 13 de cada mês, entre maio e outubro, são os dias festivos para os devotos de Nossa Senhora de Fátima; o dia 12 de outubro, celebração festiva de Nossa Senhora de Aparecida, é, assim, sempre o dia do início de uma grande peregrinação em Fátima e em Aparecida.

A12 - O Santuário de Fátima prepara um nicho ou trono especial para que a Imagem seja venerada? 

Pe. Carlos Cabecinhas - Estamos já a preparar um lugar especial para acolher a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Estamos igualmente a preparar o programa celebrativo, que se insere na grande peregrinação internacional de maio de 2015. Será com muita alegria que receberemos a comitiva que chegará do Santuário de Aparecida com a imagem de Nossa Senhora. As celebrações serão presididas pelo Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, que aqui será recebido e acompanhado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António dos Santos Marto.

A12 - Como será a solenidade de recepção da comitiva brasileira?

Foto de: Santuário de Fátima /Portugal

Pe Carlos Cabecinhas

Reitor, padre Carlos Cabecinhas.

Pe. Carlos Cabecinhas - Esperamos acolher a comitiva da melhor forma que sabemos e podemos. Possivelmente teremos algumas limitações, em virtude dos trabalhos de melhoramentos que estamos a fazer em vários espaços do Santuário, para preparar o ano de 2016-2017. Mas, mesmo com essas limitações, pretendemos retribuir o acolhimento fraterno e cordial que foi feito à comitiva que se deslocou a Aparecida para a oferta e entronização de imagem de Fátima. Queremos honrar a hospitalidade com que é reconhecido o povo português. Nos últimos anos, temos sentido crescer um maior número de peregrinos vindos do Brasil no Santuário de Fátima e esperamos continuar no roteiro de peregrinação que marca o sentido religioso do devoto de Nossa Senhora vindo do Brasil.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.