Notícias

Santuário Nacional acolhe a 15ª Romaria do Terço dos Homens

A romaria teve início nesta sexta-feira (10) e segue até o próximo domingo (12)

Escrito por Letícia Dias

10 FEV 2023 - 20H45 (Atualizada em 13 FEV 2023 - 09H39)

Gustavo Cabral/A12

Nesta sexta-feira (10), o Santuário Nacional acolhe a 15ª Romaria do Terço dos Homens. A Romaria tem como tema “Terço dos Homens: vocações para a Igreja" e lema: “Vocação acertada, vida feliz!”, frase de Santo Afonso de Ligório. Leia MaisHomem, reze o Terço!

A Santa Missa Solene de Abertura foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens; e concelebrada pelo reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

Em entrevista ao A12, Irmão João Batista de Viveiros, C.Ss.R., conhecido como Ir. Viveiros, animador da Celebração Eucarística e um dos nomes que mais representa o Terço dos Homens na atualidade, comentou que após o período pandêmico e de distanciamento havia um otimismo para este retorno.

“Na última romaria, antes da pandemia, nós tivemos aqui no Santuário 84 mil homens e, agora como a gente está retomando esse contexto, estou imaginando por volta de 50 a 60 mil”, constatou.

Valmiro Reis da Silva, membro do Terço dos Homens, da paróquia Santíssima Trindade, da Arquidiocese de Florianópolis (SC) participa pela quinta vez desta romaria.

“Começamos em um grupo de 5 homens, com muita fé e oração, agora estamos em 36 rezando na nossa comunidade todas as quintas-feiras. Hoje, estamos aqui com muita fé e devoção com a graça de Nossa Mãe para participar desta 15ª romaria. [Para também] pedir, rezar pelas vocações, pelas missões... e pela paz no mundo”, afirmou.

Vocação dos Homens do Terço

Durante a homilia Dom Gil sugeriu aos fieis presentes que olhassem para as leituras da Missa (Gn 3,1-8; Sl 31) e depois se perguntassem “qual é a minha vocação, qual seria a vocação do homem do terço na Igreja, qual seria a vocação desse grande Movimento em todo o país?”.

O arcebispo explicou que nas leituras de hoje (10) vemos trechos que falam da queda dos primeiros pais do pecado.

“Eles deram mais atenção a voz da serpente, do demônio, do que a Deus. Eis aí o grande pecado, esquecer-se de Deus, não ouvir a palavra de Deus, mas dar atenção a coisas que não são Dele. O demônio é astucioso, gosta e quer fazer isso, por isso os primeiros pais caíram, mas Deus não os abandonou”.

Nesse sentido, Dom Gil recordou a promessa da salvação, de que Deus enviaria Seu Filho.

“No salmo nós cantamos ‘Feliz o homem que é perdoado’. O Nosso perdão é uma pessoa, Jesus, Ele é quem nos restabelece quando caímos, quando pecamos... quando somos arrastados pelo mal. Ele, Jesus, é o nosso perdão, se Nele confiamos."

Proximidade de Jesus

De acordo com o arcebispo, ao olharmos para o Evangelho de Mc 7, 31-37, onde Jesus cura um surdo que falava com dificuldade, podemos ver que, entre nós, também há pessoas que não escutam ou não querem escutar a Palavra de Deus, “há uma surdez espiritual”.

“Fico pensando que muitos homens, no Movimento do Terço, talvez anteriormente estivessem meio surdos, longe da Igreja, falavam alguma coisa da religião que aprendeu com seus pais, mas não falava direito. Então Jesus foi lá para resgatá-lo, através do terço e trouxe essas pessoas para perto Dele; e essas pessoas começaram a escutar a Palavra e a falar Dele”.

Para Dom Gil quando nós rezamos o terço estamos olhando para Jesus e realizando a contemplação de Sua vida.

“Tenho a impressão que o Movimento do Terço dos Homens é uma grande benção que Deus está dando de graça, não precisa muita estrutura, para fazer surgir grupos do terço... O que importa é que o homem está com o terço na mão[...]

O Terço é um movimento oracional e profundamente evangelizador; é como se Maria, com sua mão de Mãe, pegasse a gente e levasse até Jesus. O interesse Dela é que amemos Jesus em primeiro lugar", disse.

Procissão Luminosa do Terço dos Homens

Após a Missa Solene, os Homens do Terço saíram em procissão com o andor de Nossa Senhora Aparecida até o Seminário Redentorista Santo Afonso. O momento de oração e reflexão sobre a importância da vocação, tema desta romaria, foi conduzido pelo Pe. José Luís Queimado, C.Ss.R. 

Ederson de Oliveira, coordenador arquidiocesano do Movimento do Terço em Aparecida (SP), destacou o sentimento de recomeço ao participar desta romaria.

"Foram dois anos difíceis, que ficamos sem receber esta romaria no Santuário com esse grande público, esses homens que vêm rezar, agradecer, e pedir a Nossa Senhora. Trazer a imagem de Nossa Senhora é um sentimento de filho carregando a Mãe, que sempre está pronta para nos ouvir", relatou.

.:: Veja a programação oficial da XV Romaria do Terço dos Homens!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...