Notícias

Santuário Nacional celebra Dia Mundial da vida Consagrada

“Dai-nos Senhor, vocações religiosas e santas”

Escrito por Laís Silva

02 FEV 2023 - 10H36 (Atualizada em 03 FEV 2023 - 08H08)

Thiago Leon

Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro a Igreja Católica celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor, a Festa das Luzes e o Dia Mundial Vida Consagrada.

No Santuário Nacional a celebração teve início na Capela das Velas com a benção das velas celebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. Em seguida ao som do hino do Ano Vocacional, em procissão luminosa os religiosos e religiosas caminharam até o Altar Central, adentrando o Santuário pela Porta Santa, para a celebração da Santa Missa.Leia MaisA importância de assumir uma vida consagradaVida Consagrada: anúncio do reino dos Céus

Dom Orlando iniciou sua Homilia agradecendo os religiosos e religiosas que estavam presentes e também agradeceu o trabalho desempenhado por meio de suas vocações. Lembrou aos leigos que quando olhamos para os religiosos lembramos de Deus.

Refletindo sobre a Solenidade da Apresentação do Senhor, o arcebispo conta sobre o momento em que Jesus é apresentado no Templo para ser novamente consagrado ao Pai e dessa forma ele também nos convida a nos reapresentarmos a Deus.

Renovemos hoje o sim de Maria, o faça-se em mim. Eis-me aqui! Vocês verão como brotará mais vocações e vocês verão que sua vida será mais feliz e alegre”.

Além de Maria, dom Orlando nos chama a nos inspirar também em Simeão e Ana, pessoas orantes, cheias do Espírito Santo, pessoas que buscam o Senhor.

Devemos nos inspirar e voltar nossa luz, nossos dons e nossas vocações a Deus. Ele que é a luz do mundo, o caminho e a verdade. Nos tornando mais parecidos com Jesus, seremos reflexo da luz divina.

Aos religiosos, o arcebispo de Aparecida usou uma fala do Papa Francisco para reforçar que “não se pode pensar na Igreja sem a vida religiosa”. E finalizou lembrando a todos a missão dos religiosos.

Eis a profecia da vida religiosa: a fraternidade. O pobre é irmão, o negro é irmão, os índios são irmãos e por isso vocês estão em todos os continentes do mundo, com a profecia da fraternidade. Peço-lhes por favor, vivam alegremente a fraternidade em suas comunidades”.

“Despertai irmãos e irmãs em todos nós o caminho da santidade” Caminhando para o fim da Santa Missa, Frei Bartolomeu Schultz, da Santa Casa de Aparecida e presidente do Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil de Aparecida, também deu uma Palavra para parabenizar os consagrados e convidá-los a renovar o seu sim.

“Hoje deixo três palavras importantes para os consagrados. A primeira é consagração, pois somos consagrados por Deus, porque ele nos chama e nos envia”.

A segunda palavra deixada pelo frei, foi "fraternidade", “quem se encontra com Deus é impossível não se encontrar com o irmão e a irmã. Se nós somos chamado por Deus, somos enviados a estar perto uns dos outros”.

E por último, ele reforçou o compromisso, com a palavra “missão”, pois “quem se encontra com Deus, quem se encontra com o irmão, diz sim todos os dias. Onde o Senhor nos chama precisamos estar“.

Ao fim da celebração, podemos refletir sobre nossas vocações e agradecer a Deus pelas vocações dos religiosos e religiosas. Nos direcionando também a nossa luz e nosso dom a Deus.

Confira momentos da celebração:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...