O Santuário Nacional de Aparecida terá um novo sistema de estacionamento a partir de 15 de setembro. A mudança amplia o uso da tecnologia e modifica a forma de pagamento da tarifa.
Considerado o maior estacionamento a céu aberto da América Latina, o espaço conta atualmente com vagas para automóveis, além de áreas para ônibus, motos, bicicletas e trailers ou motorhomes. A novidade busca facilitar o acesso dos devotos e reduzir filas.
Segundo o Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., ecônomo do Santuário Nacional, a mudança acompanha uma transformação no perfil dos visitantes.
“Aqui no Santuário Nacional, nós estamos sempre procurando aprimorar o acolhimento dos devotos. A gente vem observando que, nesses últimos anos, sobretudo após a pandemia, vem crescendo muito o número de pessoas que visitam o Santuário vindo em seus veículos.”
O missionário redentorista explica que os carros passaram a ocupar um espaço maior no fluxo de visitantes.
“Os ônibus estão deixando de ser o meio de transporte favorito dos romeiros e os carros estão ocupando mais espaço. Então, o Santuário já vinha, nesses últimos anos, nesses últimos três anos, pensando em uma maneira de melhorar e de modernizar esse acesso ao estacionamento, considerando essa nova realidade.”
O novo modelo aposta em recursos tecnológicos para facilitar a entrada e o pagamento. Entre as mudanças está o uso de inteligência artificial para auxiliar na identificação dos veículos.
A proposta também prevê mais autonomia para o visitante. O motorista poderá validar o tíquete pelo celular ou utilizar os totens de autoatendimento.
“Agora, a possibilidade do uso de inteligência artificial vai facilitar bastante a identificação destes veículos para que a gente possa dar mais fluidez nesse acesso e possibilitar também a adoção do autoatendimento", explica Pe. Fábio.
Com o novo sistema, os tradicionais guichês de entrada deixam de fazer parte do processo. O pagamento poderá ser realizado durante a permanência no Santuário.
O tíquete continuará sendo importante para o procedimento. Pelo QR Code disponível no documento, o visitante pode fazer o pagamento com Pix ou cartão, sem a necessidade de baixar um aplicativo específico.
Os totens estão distribuídos em pontos estratégicos do complexo. Há equipamentos no subsolo da Basílica, próximos às livrarias e à Sala das Promessas.
Também há um terminal no Pátio das Palmeiras, próximo à portaria da TV e Rádio Aparecida. Outro fica no Pátio Superior, no bolsão Santo Afonso.
O Ponto de Encontro, próximo ao Centro de Informações Turísticas, também conta com um totem.
O visitante pode escolher quando realizar o pagamento. A orientação do Santuário é quitar a tarifa antes de retornar ao veículo. A medida ajuda a evitar filas na saída.
Para o Pe. Fábio, a modernização está relacionada à experiência dos peregrinos. O objetivo é tornar o deslocamento pelo complexo mais tranquilo.
“Nós vamos, com certeza, proporcionar uma experiência mais tranquila ao devoto, ao romeiro que chega ao Santuário. Nós esperamos, com isso, possibilitar que este romeiro possa organizar melhor a sua visita aqui dentro do Santuário e também aproveitar melhor o seu tempo.”
O ecônomo do Santuário Nacional destaca ainda o impacto da redução das filas. “Ao invés de ficar preso nas filas, ele vai ter mais tempo para a sua oração, para viver a sua devoção, para visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida", completa o missionário redentorista.
O processo para o visitante permanece simples. Ao entrar, o motorista retira o tíquete automaticamente na cancela. Depois, estaciona o veículo e segue para a visita ao Santuário.
O pagamento pode ser feito pelo QR Code do tíquete, usando o celular. Também é possível utilizar um dos totens de autoatendimento. Depois do pagamento, o motorista segue para a saída.
A diária tem validade de 24 horas. A saída encerra a utilização do período pago. Por isso, não é permitida uma nova entrada com o mesmo pagamento.
Com a mudança, o Santuário Nacional amplia a automação do estacionamento e adapta a estrutura ao aumento do fluxo de visitantes que chegam de carro. A expectativa é oferecer mais agilidade no acesso e liberar tempo para que os devotos vivam a experiência de fé em Aparecida.
Quanto vou pagar? Tire suas dúvidas no site do Estacionamento do Santuário
Santa Missa celebra os 70 anos do Museu Nossa Senhora Aparecida
Celebração no Altar Central refletiu sobre memória, raízes e escolhas e apresentou o Museu como guardião da história da devoção.
Colaboradores celebram aniversário da Rede Aparecida de Comunicação
Santuário Nacional acolheu colaboradores da Rede Aparecida de Comunicação na Santa Missa das 9h no Altar Central, para celebrar o aniversário da Rede.
Dom Mário: "Sejamos sinais da sensibilidade que Jesus ensina"
Veja como foi a Santa Missa que acolheu fiéis de todo o país no Dia da Independência do Brasil. Dom Mário Antonio destacou o Evangelho como luz da atualidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.