Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 28 SET 2017 - 18H02

Santuário prepara mobiliário especial para festa dos 300 anos

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Ambão, sedia, altar e banquetas para os celebrantes são as peças especialmente produzidas para a Missa Solene.

Na marcenaria do Santuário de Aparecida o trabalho está a todo vapor, para as festividades da Padroeira do Brasil em outubro. A equipe de cinco pessoas se desdobra desde o mês de agosto, para realizar a confecção do mobiliário sacro. Pelo menos três horas do dia são destinadas exclusivamente a montagem das dez peças. “Para toda a equipe é uma emoção fazer os móveis que serão usados na missa campal do dia 12 de outubro, na Tribuna Bento XVI. É algo singular, porque só daqui cem anos haverá uma comemoração tão grande como essa. Estamos colocando ainda mais amor e carinho nessas peças.”, destaca emocionado o encarregado do departamento Anderson Fernando.

O projeto das peças, que serão utilizadas na missa solene dos 300 anos no dia 12 de outubro, é composto pelo ambão, local de onde são feitas as leituras; sete banquetas para os concelebrantes; a sedia, cadeira do presidente da celebração e a mesa da eucaristia, que para Anderson é a peça mais especial do conjunto. “Quando fizemos o altar, nos reunimos ao redor dele e cada um da equipe realizou um pedido. Acreditamos que na missa solene do dia 12, essas nossas intenções serão colocadas em oração”, conta.

Todo o mobiliário para a celebração do tricentenário foi produzido em mogno maciço e atualmente recebe o acabamento em marchetaria e azulejo, conforme o projeto pensado pelo padre Marcelo Magalhães, diretor do Portal A12, responsável pelo desenho dos objetos litúrgicos.

As peças remetem a elementos já existentes na simbologia do Santuário, tendo como inspiração o direcionamento artístico que já havia sido pensado pelo artista sacro Claudio Pastro, falecido em outubro de 2016. “Para o projeto utilizei a mesma temática que o Cláudio Pastro desenvolveu para os paramentos, seguindo uma linha teológica que recorda o cristão como alguém que se põe em escuta nas mesas da Palavra e da Eucaristia. Já o movimento das águas nos conduz às profundezas do que Deus quer de nós.”, explica o sacerdote.

Saiba o significado de cada elemento das peças que serão usada na missa solene, do dia 12 de outubro às 9h30, conforme descrição do padre Marcelo Magalhães:

Águas – As águas representadas no ambão, no pé do altar e nas banquetas simbolizam o movimento das águas, pois a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas e todo o Santuário Nacional é rodeado pelas águas que trazem os devotos até o trono/nicho de Nossa Senhora Aparecida.

O movimento das águas representam a continuidade do cristão, que nunca está parado, simbolizam também, o movimento que leva a Deus, por meio das águas do batismo.

Peixes – O desenho dos três peixes simbolizam os três pescadores, mas também todo o cristão que se põe na posição em que cada peixe está, em pé, que é a posição de escuta, mostrando disponibilidade para ouvir e servir.

Os peixes aparecem na sedia, que é de onde o pastor fala, em observância àquilo que o pastor fala. Na Mesa da Palavra, que é de onde brota o ensinamento e de onde todo o cristão busca os ensinamentos para uma vida de fé, de acordo com os valores evangélicos. No Altar Central, de onde a missa é presidida, pois é na da eucaristia que o cristão ganha e tem a força necessária para seguir a vida nos passos de Deus.

Madeira – representa a simplicidade de Nossa Senhora Aparecida, remetendo às suas origens e o início da devoção em um casebre sob o cuidado do povo.


Fonte: Imprensa Santuário de Aparecida

17 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...