Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 09 ABR 2020 - 08H47

Terço dos Homens: Missionários do Terço e da Ressurreição

Amedrontados pela violência da morte do mestre Jesus, os discípulos se dispersam e se angustiam. O sonho parecia ter chegado prematuramente ao fim. Todas as esperanças por um mundo novo aparentemente foram censuradas pelo silêncio e pela solidão fria do sepulcro.

A morte de Deus parecia verdadeiramente real. Nenhuma parábola, nenhum gesto, nenhum prodígio de Jesus aparentava fazer sentido diante da dor e do sofrimento daquele homem que sempre falou de Deus com ternura e espontaneidade.

Laura Galvão
Laura Galvão


No entanto, os
pensamentos de Deus não se assemelham aos nossos pensamentos, e os nossos caminhos não são os caminhos de Deus, conforme recorda o profeta Isaías (Cf. Is 55,8). A resposta divina para a humilhante paixão e morte de cruz não poderia ser outra, senão o realismo de uma vida nova, que não se mancha nem murcha. Também por isso, o apóstolo Pedro ensina que, em sua grande misericórdia, ao ressuscitar Jesus dos mortos, Deus fez renascer no coração humano uma esperança viva (Cf. 1Pd 1,3-4).

O dinamismo da ressurreição

Superado o aparente fracasso da cruz, a ressurreição de Jesus transforma positivamente a vida dos seguidores do jovem pregador da Galileia. É o próprio Jesus Ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, que nos chama à ação missionária e nos envia para anunciar as alegrias do Reino de Deus: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15). Também nós que participamos do Terço das Mulheres temos uma missão muito especial. Recebemos de Deus a especial missão de anunciar a esperança da Ressurreição.

Renan Ventura
Renan Ventura


Na origem da
vocação missionária de todo discípulo está sempre a experiência profunda com o Ressuscitado. Foi assim que a Igreja começou! O decisivo encontro com o Ressuscitado transformou a vida de homens e mulheres que ousaram acreditar no poder transformador de Deus. Insegurança, medo e fragilidade deram lugar para a força da fé, a alegria da esperança e o fervor na caridade. Pobres e humildes pescadores se transformaram em missionários do Reino da justiça e da misericórdia de Deus. É a força da ressurreição que nos transforma em missionários da esperança!

Diversos textos do Novo Testamento insistem numa ideia que é muito significativa para os primeiros cristãos: “Deus ressuscitou Jesus dos mortos” (Cf. At 2,24; At 2,32; At 10,40; Gl 1,1; Jo 10,17-18; Rm 1,4; Rm 8,11). Não sem razão, o núcleo central da fé cristã está construído a partir do mistério da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo chega a dizer que “se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (1Cor 15,14). Na vida de todos nós que fazemos parte do Terço das Mulheres, a fé na ressurreição deve brilhar intensamente. Só quem crê verdadeiramente na ressurreição de Jesus consegue, de fato, fazer parte da Família de Deus.

Ser missionário é ser amigo de Jesus

A força transformadora da Ressurreição nos faz lembrar que, em Jesus, Deus cumpre todas as promessas do Antigo Testamento. Jesus não é apenas o novo Moisés, Ele é também a “pedra angular”, o “Deus conosco”, a “luz do mundo” que ilumina toda a criatura. Jesus é o nosso “irmão maior”. O Papa Francisco ensina que a nossa vocação é sermos amigos de Jesus:

“Todos nós cristãos recebemos este dom: a abertura, o acesso ao coração de Jesus, à amizade de Jesus. Recebemos na sorte o dom da sua amizade. O nosso destino é ser seus amigos”

Jesus Ressuscitado sempre faz ressoar em nossos ouvidos um forte e suave convite: “Vem e segue-me” (Mt 9,9). Resta suplicarmos ao Senhor da messe e Pastor do rebanho a força necessária para que sejamos, sempre e cada vez mais, verdadeiros missionários da esperança! Queremos viver a alegria da devoção a Nossa Senhora. Que a graça de Deus e os generosos dons do Espírito Santo nos acompanhem nesta grande missão de anunciar as alegrias do Evangelho de Cristo.

Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Reitor do Santuário Nacional de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...