Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 08 MAR 2019 - 14H28

Você conhece as funções de um Prefeito de Igreja no Santuário de Aparecida?

O cargo de prefeito é conhecido por aquele que é responsável por administrar uma cidade, pelo período de quatro anos. No Santuário de Aparecida essa função também é exercida, mas com a responsabilidade de administrar os serviços pastorais.

Thiago Leon
Thiago Leon
Prefeitos de Igreja padre João Paulo e padre Eduardo Ribeiro.


Na Igreja,termo "Prefeito" foi adotado primeiramente nos Conventos, denominando a função das pessoas que eram encarregadas por alguma responsabilidade como cuidar dos enfermos, dos funcionários, cujas funções eram chamadas, respectivamente, de 'Prefeito dos Doentes' e 'Prefeito dos Funcionários'.

No Santuário, o cargo é assumido por um missionário redentorista que é escolhido pelo reitor em exercício. O período de atuação geralmente também é de quatro anos. No entanto, isso não é uma regra, pois em casos de transferência do sacerdote que está responsável pelo cargo, ou qualquer outro tipo de impossibilidade de exercer a função, um novo prefeito é definido pelo reitor.

A função de Prefeito de Igreja é de muita responsabilidade e exige do ocupante do cargo uma habilidade em promover o diálogo, pois lida diretamente com pessoas, que vão desde os colaboradores dos diversos setores do Santuário aos devotos e chefes de romarias.

Dentre as atividades de um Prefeito de Igreja no Santuário, pré-definidas pelo reitor, está a organização da escala de trabalho dos padres e colaboradores ligados aos serviços pastorais, o relacionamento com os coordenadores de romarias, a organização das celebrações, a contratação ou dispensa de funcionários para o Serviço Pastoral, além de ser a ponte entre os missionários redentoristas e os colaboradores.

De acordo com as diretrizes do Santuário, dois Prefeitos de Igreja trabalham dedicados aos serviços religiosos da Casa da Mãe.  Atualmente, o cargo está sob a responsabilidade do missionários redentoristas padre Eduardo Ribeiro e padre João Paulo de Oliveira Ramos.

Em entrevista para a TV Aparecida, padre Eduardo detalhou o trabalhos dos prefeitos de Igreja no Santuário. Acompanhe:



7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...