Por Academia Marial Em Catequese Atualizada em 02 FEV 2018 - 07H59

A origem da devoção à Senhora das Candeias

A origem da devoção à Senhora das Candeias, da Luz, ou da Candelária, ou da Purificação (todos estes nomes designam a mesma Nossa Senhora), tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento. Portanto, sendo celebrada no dia 2 de Fevereiro.
Shutterstock
Shutterstock

De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se.

Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, ter-lhes-ia dito: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas, 2, 29-33).

Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato.

O TÍTULO DE CANDELÁRIA

A Virgem das Candeias ou Luz apareceu em uma praia na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha) em 1400. Os nativos guanches da ilha ficaram com medo dela e tentaram atacá-la, mas suas mãos ficaram paralisadas. A imagem foi guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção se espalhou na América. É santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.

INVOCAÇÃO E EXPANSÃO DO CULTO

Nossa Senhora das Candeias era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o Padre António Vieira no seu Sermão do Nascimento da Mãe de Deus: «Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora das Candeias [...]»), e tornou-se particularmente cultuada em Portugal a partir do início do século XV; segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que descobriu uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, no termo de Lisboa. Aí se fundou de imediato um convento e igreja a ela dedicada, que conheceu grande incremento devido à ação protetora dos devotos D. Maria, filha de D. Manuel I e sua terceira esposa, D. Leonor de Áustria.

A partir daí, a devoção à Senhora das Candeias cresceu, e com a expansão do Império Português, também se dilatou pelas regiões colonizadas, com especial destaque para o Brasil, onde é a santa padroeira da cidade de Curitiba.

FONTE MILAGROSA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS NA BAHIA

Local sagrado para muitos fiéis, este templo, criado no século XVIII, recebe uma grande quantidade de romeiros durante todo o ano. No mês de fevereiro, as visitas aumentam vertiginosamente; fato explicado pelas comemorações e homenagens à padroeira do município de Candeias. No local, há uma sala de ex-votos e uma belíssima fonte ornamental, onde as pessoas tocam as mãos, crendo no poder das águas. Trata-se da famosa Fonte Milagrosa de Nossa Senhora das Candeias, que fica aberta à visitação pública diariamente, das 6 às 18 horas. O monumento pode ser facilmente encontrado, pois fica na parte mais alta da cidade, em plena área urbana. Perto da fonte, ainda existe um comércio de artigos sacros, que incluem imagens, velas, miniaturas de santos, dentre outras peças.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe.

Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso.

Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem.

Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das perseguições que sofreu sendo menino.

Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos.

Que assim seja.

::A devoção no Brasil à Nossa Senhora das Candeias


Fonte: Wikipédia

26 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Tais comentou:

Gratidão

Julia Oliveira Queiroz comentou:

Tudo começou a partir de algo muito bom que aconteceu no final de dezembro de 2017. Dai pesquisei sobre a santa e fiquei impressionada. Apatir de agora rezar e agradecer sempre por sua intercessão.

J CARDOSO comentou:

Que a Luz vinda por Nossa Senhora, sejas a Luz da sabedoria para que tenhamos uma partilha de Amor, Dignidade e Paz. Que nos sacerdotes estejam sempre em graças da Mãe para nos dirigir.

Luiz Antonio Detogne comentou:

Faço aniversário no dois de fevereiro, completo 58 anos sou catolico e fiquei maravilhado com a história de Nossa Senhora das Candeias.

respondeu:

Parabéns! Que Nossa Sra das Candeias sempre o abençoe!

Salete Cavalcante da Fonseca comentou:

Desde de pequena eu vi sendo comemorado o dia de Nossa Senhora das Candeias no interior onde nasci. Amava sair nesse dia a tarde porque a rua estava toda iluminada com as luzes das candeias que vinha de todas as casas. Eram candeias mesmo, com querosene.

Francisco Claudino comentou:

Sobre nossa senhora das candeias

Borges comentou:

Obrigado pela partilha. Gostei de ler. Não conhecia a história da aparição da N.Sra das Candeias.
Se puderem actualizar, incluam a Paróquia Nossa Senhora das Candeias de Marracuene, em Maputo, Moçambique.
Obrigado

Rogerio Rio de janeiro comentou:

vou fazer uma apresentaçao sobre N.S.das Candeias. esttou precisando de mais conteudo

respondeu:

Olá, Rogério! Estaremos enviando seu pedido ao responsável para novas pautas!

Marcelo Rodrigo Lauria comentou:

Que proteja dos perígo a minha família e preciso de um milagre pra e pra famílias

Regina Brsilia comentou:

sou de parnaiba piaui minha mae e minha avo sempre acendia vela nas portas mais ak o povo naso faz sinto vontade de acender na minha casa. no proximo ano vou acender Amem!

JOANA DÁRC SILVA comentou:

Essa noite do dia 3 de fevereiro sonhei com NOSSA SENHORA DAS DAS CANDEIAS, vi uma igreja, e estava celebrando uma missa,estava,e minha filha Isabela e sua amiga Vanessa ,elas conseguiram ir a missa eu não ,caí e machuquei o joelho , um ferimento profundo .perto onde eu caí tinha uma fonte de água e as pessoas se lavavam nessa água . levantei andei alguns passos , vi uma igreja , parecia ser noite. a igreja estava cheia e a pessoas todas com um candelário aceso com velas saíram em procissão .

JOANA DÁRC SILVA comentou:

Moro em Varginha MG , eu não sabia que dia 2 de fevereiro , era dia da NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS . tenho passado , por muitas tribulações, rezo o ROSÁRIO , todos os dias,e peço sempre a graça de sonhar coma a MÃE DE JESUS. ELA está sempre intercedendo por mim junto A SEU FILHO JESUS .E no sonho alguém me disse que a igreja era N S DAS CANDEIAS .eu minha filha Isabela e sua amiga Vanessa, ficamos olhando a procissão .

Reginaldo comentou:

Que Nossa Senhora das Candeias que ilumine com sua luz os corações aflitos e sofridos. Amém

Silvana Schmidt da Rosa Lima comentou:

Boa noite! Gostaria de saber mais sobre qual o horário certo de ascender vela no dia de Nossa Senhora Rainha das Candeias.?

respondeu:

Boa tarde Silvana, Pesquisei sobre esse assunto e não consegui encontrar uma hora específica. Desculpe não poder ajudar mais.

antonia araujo comentou:

moro em Teresina- pi. meu esposo acende velas todo dia 02/02 nas portas e janelas. Que esta tradição continue para sempre.

Alcirema Caires comentou:

Na minha cidade, Belém capital do estado do Pará, tempos atrás as famílias acendiam velas nas janelas das casas no dia 02/02, em devoção
à Nossa Senhora das Candeias. Essa tradição foi sendo esquecida mas eu a mantenho.

maria da conceição de oliveira comentou:

Sou devota de nossa senhora que ela nos abençoe hoje e sempre

Mary Soares comentou:

Aqui em casa ainda colocamos vela acesa na janela. Meu filho nasceu neste dia. Moramos Em Belém do Pará.

Etelvina F. abreu comentou:

Sou de Barreiras Bahia, cresci vendo minha mãe acendendo vela na janela no dia 02/02, e até hoje a tradição é mantida.. Que Nossa Senhora das Candeias ilumine nossos caminhos.

Reinaldo Rosa Dos Santos comentou:

Oi Reinaldo sou surdo e mudo em salvador-ba

respondeu:

Que a Mãe Aparecida esteja ao seu lado conduzindo cada desafio e alegria na presença do Pai de Amor!

claudio cesar comentou:

a fe a nossa sennhora das candeias e muito bonita quen nao conhesi recomendo pr oscatolicos de todo o brasil eexterior pr participar da festa en honra a senhora das candeias evisita gruta dos milagres milagres virao acontecer na suas vidas paz&ben

ALBA LUCIA SILVA comentou:

Sou devota de nossa senhora das candeias, que ela nos abençoe sempre.

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.