Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 11 SET 2018 - 11H26

Paróquia de Natal (RN) revive Missões Redentoristas

Depois de quase duas décadas, os fieis da paróquia de São Sebastião do bairro Alecrim, em Natal (RN), vivenciam o retorno das Santas Missões Redentoristas. A primeira vez que os missionários passaram por essas terras foi em 2003.

Atualmente, a paróquia conta com uma população de 40 mil habitantes e, desde junho, a Equipe Missionária de Campina Grande (PB) está presente na paróquia, conhecendo seus limites, suas quatro comunidades e sua realidade pastoral urbana de grandes desafios.

Reprodução.
Reprodução.

A nova etapa evangelizadora ocorre novamente a partir da iniciativa do padre José Freitas Campos e do vigário cooperador padre Ronaldo Gomes de Souza.

Capital do estado do Rio Grande do Norte, com uma população de quase um milhão de habitantes, Natal vive em função do turismo e do comércio, com destaque para a produção do sal marinho. 

É uma cidade com boa estrutura e engenharia bem articulada na construção das casas e prédios, com vários espaços verdes, resultado de um planejamento elaborado com carinho e competência pelas várias administrações. Natal se projeta também na questão do turismo marinho, com belas praias, procuradas por artistas e turistas, sendo o Morro do Careca uma das regiões mais apreciadas.

O povo manifesta um sentimento bem nordestino, tendo como principais características um coração humilde, acolhedor, alegre, comunicativo e solidário. A Igreja Católica se faz presente na cidade através da Arquidiocese de Natal, na pessoa de Dom Jaime Rocha, e conta com uma grande extensão geográfica, com mais de 100 paróquias.

Em 2003, as missões aconteceram de 21 a 30 de março, já na gestão pastoral de seu pároco padre José Freitas Campos e de Dom Heitor de Araújo Salles, então arcebispo de Natal. Esteve à frente desse trabalho padre Inácio Medeiros, atual superior da província paulista.

Organização das Missões

Com a participação do Conselho Missionário Paroquial e dos leigos das comunidades, foi desenvolvida a primeira fase da missão, com o levantamento sociorreligioso e a setorização.

Reprodução.
Reprodução.

Leia MaisFundamentação Bíblica e Teológica da MissãoOs desafios da missão urbanaO passo a passo da evangelização redentorista

As dificuldades são muitas, devido aos desafios da pastoral urbana, considerando que Natal constitui grande pólo no contexto de uma megalópole urbana. Na paróquia São Sebastião, várias realidades sociais desafiam a evangelização, como a presença de favelas, prédios e condomínios e a influência de grupos de diversos níveis, o que gera um grande desconforto social. Nesta realidade, a proposta do Evangelho e das Santas Missões Redentoristas deve fazer a diferença para alimentar a esperança no coração do povo ferido.

Tendo como paradigma e inspiração “os cabreiros de Santo Afonso”, desde o dia 09 de setembro de 2018, teve início a segunda fase das missões, com a intensificação da oração nas famílias dos Setores Missionários das comunidades, que é um tempo de preparação para que aconteça, no período de 11 a 21 de outubro, a terceira fase da Missão Redentorista, com a presença missionária nas comunidades e o anúncio querigmático missionário.

No esforço de “viver e crescer em comunidade”, o povo vai receber o anúncio catequético básico para todo Povo de Deus e as celebrações da missão redentorista nas comunidades paroquiais. Este será o tempo em que a paróquia celebrará um novo kairós, com a realização da quarta fase, a missão continuada na pastoral ordinária paroquial.

Estes eventos preparam a celebração do Jubileu de 70 anos de fundação da paróquia, que será comemorado no dia 21 de janeiro de 2019.

Pe. Sebastião dos Reis dos Santos, C.Ss.R.
Campina Grande (PB)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...