Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 29 JUL 2019 - 10H41

O passo a passo da evangelização redentorista

Equipe de Missões
Equipe de Missões


“Como haverão de crer naquele de quem nunca ouviram falar?  Como ouvirão falar dele, se ninguém o anuncia?” 
Rm 10, 14-15

As Santas Missões Populares Redentoristas têm como objetivo levar todo o povo de uma paróquia ou comunidade à adesão fundamental e autêntica a Cristo e sua Igreja. Para isso, usa como meios uma evangelização vivencial, incluída numa ação pastoral extraordinária, apta a atingir toda comunidade local.

A pregação das Santas Missões Redentoristas tem uma história de mais de 120 anos no Brasil. A primeira missão foi realizada em 1897, na cidade de Areias, pequena cidade do interior do estado de São Paulo. De lá para cá, milhares de comunidades paroquiais de quase todos os estados do Brasil já foram evangelizadas neste método tradicional de Pastoral Extraordinária, seja pelas equipes missionárias da Província de São Paulo, como por outras unidades redentoristas do Brasil.

metodologia missionária se consolidou e ganhou atualidade especialmente após a Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe em Aparecida (2007), na qual participou o então Cardeal Mario Jorge Bergoglio, atual Papa Francisco. Com suas orientações, as Santas Missões continuam sendo hoje um eficiente método de pastoral, apto a ajudar uma paróquia a se transformar numa rede de comunidades, setorizadas e organizadas com suas forças vivas de apostolado e missão.

As Missões Redentoristas seguem um método já consagrado de ação que é adaptado, porém, a cada realidade, sobretudo diante dos desafios da sociedade moderna. Organizar a paróquia e comunidades em setores, em fases consecutivas de missão, é a essência dessa metodologia. 

Confira o passo a passo: 

Ficha para visitação das famílias nas missões

1ª Fase: Missão da Visitação – Tempo da Organização

A comunidade paroquial é dividida em comunidades menores, tanto na zona rural como na cidade. Essas comunidades, tendo cada uma sua equipe de coordenação, são divididas em Setores ou Grupos Missionários, cada um com sua equipe de animação. Nesta fase, temos a atuação de irmãos redentoristas e de irmãs missionárias que integram a equipe das Santas Missões. 

2ª Fase: Missão nas Famílias

Os Setores Missionários tornam-se o foco do serviço, reunindo as famílias pela oração em comum e pela reflexão bíblica, despertando amizade, relacionamento, interesse e conhecimento mútuo entre as famílias. Esta ação não tem mais tempo para terminar. A ação missionária nesta etapa atinge todos os ambientes da comunidade paroquial, inclusive aqueles que são mais desafiadores, como os condomínios horizontais e verticais. 

:: Das Igrejas Domésticas da Antiguidade aos Setores Missionários

3ª Fase: Missão nas comunidades - Tempo Forte de Evangelização

Nesta fase, acontece uma evangelização intensa e vivencial, indicada para levar todos ao compromisso com a vida e ação na comunidade eclesial, como verdadeiros discípulos missionários. Esta fase conta com a presença dos Missionários Redentoristas em todas as comunidades. 

Equipe de Missões
Equipe de Missões
A terceira fase é marcada pela presença dos missionários.


4ª Fase: Pós-Missão - Igreja em Comunhão

Os coordenadores, agora já considerados como Missionários Leigos, assumem uma mesma preocupação: transformar cada setor em um “foco de serviço”, vivenciando o Plano Pastoral Orgânico da comunidade paroquial, favorecendo momentos de ação apostólica no setor, na comunidade e na paróquia voltados para todos os grupos humanos da grande comunidade paroquial.

:: Os caminhos da missão

É com muito amor que os Missionários Redentoristas evangelizam o Brasil através das Santas Missões. Deixamos a todos uma forte lembrança deste tempo de graças e bênçãos de Deus, com vidas e comunidades transformadas.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...