Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 11 ABR 2018 - 11H04

Dom Sérgio aponta caminhos para a superação dos desafios da Igreja

Cerca de 400 bispos participaram na manhã desta quarta-feira (11) da celebração eucarística de abertura da 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no Altar Central do Santuário de Aparecida. A santa missa foi presidida por Dom Sérgio da Rocha, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O principal evento da Igreja Católica no país reunirá até o dia 20 de abril, cardeais, arcebispos, bispos administradores de dioceses, arquidioceses e prelazias para a discussão de importantes temas como a situação dos seminários, traçando diretrizes para a formação de novos presbíteros e a formação permanente dos sacerdotes. A programação da 56ª Assembleia Geral acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

Leia MaisEm Assembleia, bispos do Brasil discutirão diretrizes para a formação presbiteralDurante a missa de abertura da Assembleia, Dom Sérgio enfatizou a importância de iniciar o encontro dos Bispos na Casa da Mãe Aparecida com a Eucaristia, que é sustento da vida de todo o cristão. “Essa celebração eucarística é o primeiro ato da Assembleia Geral e assinala a recordação que a Eucaristia é o sustento da nossa vida e a fonte da comunhão desses dias da Assembleia e de toda a nossa vida, afim de que nossas ações sejam realizadas em Deus”.

O presidente da CNBB também lembra que é por meio da oração que os desafios para a realização da missão da Igreja nos dias de hoje serão superados, enfatizando que “Não podemos desanimar... as dificuldades não devem impedir o anúncio da Palavra de Deus”.

“Por isso estamos aqui rezando, por isso precisamos da oração de todos. Obrigado a todos os irmãos e irmãs que nos acompanham com a sua oração, principalmente nesse período de assembleia. Temos nesses dias, uma oportunidade especial para crescer ainda mais na comunhão entre nós e na comunhão com a Igreja, para enfrentar os desafios unidos a Cristo”.

Diante dos esforços da Igreja católica em preparar bem os presbíteros para que sejam homens de Deus e homens do povo, Dom Sérgio ressalta “Que cristo sempre nos anime a viver a missão tão difícil de evangelizar... o testemunho de comunhão torna-se cada vez mais uma exigência que é indispensável para que o mundo creia suplicando ao Pai a unidade de todos os discipulados”.

Com a conclusão das discussões da 56ª Assembleia Geral a expectativa é que as percepções integrem um texto base que será apresentado à Congregação para o Clero do Vaticano, onde deve ser referendado, e se tornará um documento da CNBB que orientará a formação dos novos presbíteros no Brasil.

Ainda durante a Assembleia haverá a eleição dos delegados e suplentes para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.

Leia MaisPortal A12 fará transmissões ao vivo na Assembleia Geral da CNBB Todos os dias (com exceção do fim de semana) os devotos poderão acompanhar no Portal A12 a coletiva de imprensa com os bispos a partir das 15h.

Durante a 56ª Assembleia dos Bispos a missa das 7h da manhã no Altar Central será realizada às 7h30, com transmissão da TV Aparecida. De 11 a 20 de abril (com exceção do domingo dia 14) a missa das 9h será realizada às 9h15 e poderá ser acompanhada somente no Santuário ao Vivo no Portal A12.


Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...