Notícias

O manto azul da Mãe Aparecida e a seleção brasileira

Escrito por Família dos Devotos

23 JUN 2014 - 08H56 (Atualizada em 19 JUL 2023 - 12H12)

19 de julho é do Dia Nacional do Futebol, data instaurada pela então Confederação Brasileira de Desportos em 1976, em homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul que foi fundado no mesmo dia em 1900, considerado o mais antigo do país ainda em atividade. 

Para celebrar esta data, mostramos para você uma curiosidade histórica, desta ligação entre a Seleção Brasileira de Futebol e Nossa Senhora Aparecida. uniforme reserva da Seleção é azul graças à inspiração na cor do manto da Mãe Aparecida. 

Saiba mais sobre essa história

Maria Alice Figueira/ A12
Maria Alice Figueira/ A12


A "Camisa da Sorte" de 1958

Leia MaisFã de futebol, Papa Francisco ganha camisa do SantosEstádio de futebol recebe o nome de Pelé na Terra SantaNa final da Copa do Mundo de 1958, o uniforme azul da seleção do Brasil ganhou fama como “camisa da sorte”. Até então, a vestimenta oficial era camiseta amarela e o calção azul.

Entretanto, ao enfrentar a Suécia, que também usava a camisa amarela, restou aos jogadores do Brasil usar o uniforme reserva para diferenciar. Mas, na época, o Brasil não contava com essa situação e, por isso, não tinha um uniforme reserva!

Para resolver o problema, a seleção da Suécia teve a camaradagem de emprestar seu uniforme reserva, composto de camisetas azuis e calções brancos, aos jogadores brasileiros.

Com medo da reação dos supersticiosos jogadores pela troca do amarelo, Paulo Machado de Carvalho, que era chefe da delegação brasileira na Suécia, apresentou o uniforme reserva à equipe dizendo:

“Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Os jogadores confiaram na intercessão da Mãe Aparecida e ajudaram a comissão técnica a descosturar os escudos e números das camisas amarelas e costurá-los nas novas camisas azuis.

Reprodução Twitter
Reprodução Twitter


Naquele ano, o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou o seu primeiro título mundial, com a bênção de Nossa Senhora Aparecida. Depois desse curioso episódio, os jogadores passaram a confiar na "sorte" que a camisa azul dava ao time e, assim, o novo uniforme foi definido oficialmente como a vestimenta reserva da Seleção.

A partir daí, a relação dos jogadores com a Padroeira do Brasil se estreitava a cada partida, e o uniforme azul passou a ser cada vez mais querido entre os jogadores.

Até hoje, muitos times de futebol deixam na Sala das Promessas do Santuário Nacional as suas camisas usadas nas partidas que resultaram em títulos nos campeonatos, o que ilustra duas das maiores paixões dos brasileiros: Nossa Senhora e o futebol.

Arquivo A da TV Aparecida fala da paixão pelo futebol

19 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...