Notícias

Congresso Bíblico promove aprofundamento na Palavra de Deus

Escrito por Fagner Lima

31 OUT 2025 - 14H58 (Atualizada em 31 OUT 2025 - 15H20)

Os participantes da IV edição do Congresso Bíblico de Aparecida, presencialmente e de forma remota, têm vivenciado dias de intenso e profundo aprendizado sobre a Bíblia Sagrada. O evento, único no Brasil, contou, nesses dois primeiros dias de programação, com palestrantes de destaque na reflexão bíblica pastoral da Igreja.

Profª Wilma Tommaso

A primeira palestra desta edição foi conduzida pela Profª Wilma Tommaso, que, na manhã da quinta-feira (30), propôs a reflexão sobre o tema: “Homem e mulher, criados na glória, perceberam que estavam nus”, a partir dos mosaicos da Fachada Leste do Santuário Nacional. O momento foi marcado por uma partilha bíblica sob a perspectiva da arte sacra, apresentando a antropologia cristã e a criação em vista da redenção.

Já no período da tarde, Dom Murilo Krieger, SCJ, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, proporcionou uma experiência mariana e profundamente catequética aos participantes. Com sensibilidade pastoral, refletiu sobre a participação da Mãe de Deus na história da humanidade e da Igreja, e propôs um questionamento sobre como a profecia presente no Evangelho de Lucas tem se realizado ao longo dos séculos, em um percurso pelos escritos dos Santos Padres, o Magistério e a Teologia.

Dom Murilo Krieger, SCJ


Partilha e reflexão comunitária

Após as palestras, os participantes foram convidados a um momento de diálogo em grupos. As oficinas de reflexão foram mediadas por voluntários que acolheram as perguntas dos participantes e as transmitiram aos palestrantes, possibilitando um espaço de interação, partilha e aprofundamento dos temas abordados.

Mais conteúdo e formação

Na manhã desta sexta-feira (31), o Prof. Gerson Lourenço ministrou a terceira palestra da edição, promovendo um profundo momento de formação e ecumenismo. Membro da Igreja Metodista, o professor partilhou sobre o tema: “A presença da Palavra na história atual da humanidade”, convidando os participantes à reflexão e ao diálogo inter-religioso

Prof. Gerson Lourenço

Com uma programação diversificada, a edição ainda contará com palestras do Prof. Francisco Orofino e de Dom Orlando Brandes, além de seminários bíblicos, celebrações eucarísticas e uma visita monitorada, em parceria com o CIT (Centro de Informações Turísticas do Santuário Nacional), programada para a tarde de hoje.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fagner Lima, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...