A IV edição do Congresso Bíblico de Aparecida chegou ao fim no último sábado (1º), no Santuário Nacional. Os participantes do evento viveram dias de profunda formação, espiritualidade e partilha.Já consolidado, o congresso é uma importante ferramenta de formação e de incentivo ao aprofundamento sobre a Bíblia Sagrada,promovido pela Academia Marial de Aparecida (AMA).
Uma programação especial é preparada para cada edição, promovendo momentos de estudo, reflexão e partilha. Além das palestras realizadas por especialistas, os participantes são motivados a, em grupos, refletirem sobre cada temática abordada. As oficinas de reflexão promovem o fortalecimento do conteúdo partilhado e proporcionam momentos de diálogo e convivência, sempre mediadas pelos alunos voluntários do ITESP, parceiro do evento.
1/3



Uma programação dinâmica
Outra proposta do congresso são os seminários bíblicos, com temas e discussões relacionadas à temática principal do evento, uma oportunidade para os participantes escolherem as exposições das quais desejam participar,aprofundando ainda mais a vivência bíblica. Nesta edição, três seminários foram disponibilizados: “O Evangelho como fonte da fé cristã”, ministrado pelo Prof. Matthias Grenzer; “Escutar, meditar e frutificar: A Lectio Divina como Caminho Pastoral”, um momento partilhado pelo Pe. Marcelo Luiz Machado; e “Os detalhes simbólicos da Jornada Bíblica”,que contemplou uma imersão na arte sacra das fachadas do Santuário Nacional, dirigida pelos Orientadores Culturais do Centro de Informações Turísticas do Santuário Nacional (CIT).
Orientadores Culturais do Centro de Informações Turísticas do Santuário Nacional
Formação e aprendizado
Durante todo o evento, grandes especialistas se revezaram para partilhar seus conhecimentos. A Profª Drª Wilma Tommaso e Dom Murilo Krieger, SCJ,arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, foram os palestrantes da quinta-feira (30), segundo dia da edição. No terceiro dia, os professores Gerson e Dr. Francisco Orofino, uma das principais referências em Sagradas Escrituras no Brasil, também contribuíram com importantes reflexões.
O arcebispo de Aparecida e chanceler da AMA encerrou a programação formativa deste ano. Grande incentivador do projeto, Dom Orlando abordouo tema central: “‘No princípio era a Palavra’ e Deus criou tudo pela Palavra”. Ele incentivou todos os participantes, inspirados pelo Motu Proprio “Aperuit Illis" do Papa Francisco, a “saborear” a doçura da Palavra de Deus, promovendo uma íntima comunhão e uma busca constante pelo aprofundamento e pela leitura orante.
A liturgia eucarística foi outro ponto alto do evento: ao final de cada dia, uma Santa Missa era celebrada, como um convite para que, ao redor da mesa eucarística, todos partilhassem a Palavra e o Pão Consagrado. A apresentação desta edição ficou a cargo do Missionário Redentorista Pe. Camilo Jr. C.Ss.R,que, junto ao grupo Ir ao Povo,animou e promoveu momentos de reflexão e confraternização. Foram dias intensos de estudo e aprofundamento, que despertaram nos participantes o sentimento de expectativa para a próxima edição.
Confira alguns registros da edição:
1/10










Vaticano publica nota doutrinal sobre títulos marianos
Aprovado pelo Papa Leão XIV, o documento publicado é fruto de um trabalho de vários anos e destaca a preocupação dos últimos pontífices em relação ao tema.
Congresso Bíblico promove aprofundamento na Palavra de Deus
Único no Brasil, o evento promovido pela Academia Marial de Aparecida reúne, no Santuário Nacional, fiéis e estudiosos em momentos de formação e espiritualidade
Academia Marial dá início à IV edição do Congresso Bíblico
O evento é uma oportunidade para a vivência e o estudo das Sagradas Escrituras, com uma programação dinâmica que inclui palestras, momentos de oração e formação
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.