Por Academia Marial Em Notícias Atualizada em 25 FEV 2019 - 16H15

Frei partilha estudo de doutorado no XIII Congresso Mariológico

Frei Jonas Nogueira da Costa é um dos palestrantes do XIII Congresso Mariológico que vai acontecer de 15 a 18 de maio, em Aparecida (SP). O evento é promovido pela Academia Marial de Aparecida (AMA), em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).

A12
A12
Frei Jonas, palestrante do XIII Congresso Mariológico.

Frei Jonas é da Ordem dos Frades Menores, é professor no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG), e atualmente é doutorando em teologia, tendo sua pesquisa voltada para a Mariologia.

Ele é um estreante como palestrante no Congresso Mariológico. Sua primeira participação será no dia 15 de maio, com o tema ‘Maria e o Espírito Santo na Bíblia’, abrindo o ciclo das explanações e estudos no evento. No dia 16, faz sua segunda palestra, trazendo reflexões sobre ‘Maria e o Espírito Santo na Tradição Cristã'.

Para o religioso participar do Congresso é uma oportunidade de partilhar os estudos do seu doutorado que é sobre o tema ‘Maria e o Espírito Santo’. “Pra mim está sendo uma alegria muito grande, porque o tema justamente tem sido um objeto da minha pesquisa, nesse período de doutoramento. Poder partilhar isso com um grupo de pesquisadores e devotos de Nossa Senhora, nessa amplitude que são as pessoas ligadas à Academia Marial e o Congresso, é de extrema importância e uma honra, porque é na Casa da Mãe Aparecida.”

Frei Jonas explica o que pretende explorar em cada uma das palestras durante o Congresso. “Primeiro as bases de uma mariologia pneumatológica, apresentando onde que, nos textos bíblicos, nós encontramos a relação privilegiada de Maria com o Espírito Santo. Depois disso, o desenvolvimento desses textos bíblicos na teologia dos Santos Padres, nos apócrifos, e também como isso, a partir da base bíblica, ainda tem hoje uma proposta de revisão da devoção Mariana e outras situações que envolvem a pessoa da Virgem Maria.”

Ele salienta que o estudo mariológico tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o cuidado com as atitudes de minimalismo e maximalismo mariano. “O Concílio Vaticano II, no capítulo oitavo da Lumen Gentium, fala que nós não devemos ter uma atitude nem de minimalismo e nem de maximalismo mariano. Então, a reflexão de Maria no Espírito Santo nos ajuda a entender que Maria teve uma relação totalmente singular com o Espírito Santo, mas também não podemos pensar que Maria está ao lado de Deus, no sentido de ser quase uma deusa. Ela é cheia do Espírito Santo, e entender isso nos permite uma devoção mariana sempre equilibrada, voltada para a centralidade da Trindade”, esclareceu.

Os interessados em participar da 13ª edição do Congresso Mariológico devem se inscrever até o dia 30 de abril, na página oficial do evento. O encontro tem preços promocionais para estudantes e alunos da pós-graduação em Mariologia da AMA.


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...