Notícias

O que fazer quando seu cartão for clonado?

Escrito por Rádio Aparecida

24 NOV 2020 - 11H59 (Atualizada em 24 NOV 2020 - 15H22)

wutzkohphoto / Shutterstock

Ouça a entrevista ou, se preferir, leia:



Você já teve a desagradável experiência de ter o seu cartão clonado? Infelizmente, é muito comum: cerca de 8,9 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de golpe entre 2018 e 2019, já a clonagem de cartão de crédito atingiram 3,65 milhões de pessoas, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

E o mais comum é descobrir o crime após a constatação de que a fatura do cartão está recheada de gastos exorbitantes não realizados pelo titular do cartão. Uma vez comprovado que o gasto foi realizado e de forma criminosa, o titular não é obrigado a pagar.

Você sabia disso? A Rádio Aparecida entrevistou o advogado Allan Augusto para tirar todas as dúvidas:

O que é clonagem de cartão e como ela ocorre?

É um procedimento que vem ocorrendo com relativa frequência no mundo inteiro. É quando alguém via internet ou de modo físico pelas maquininhas de cartão, que toma as informações do seu cartão, número de identificação, senha ou código verificador e rouba esses dados para fazer outras compras em seu nome, que sairão na fatura, mas não foi você quem fez.

Leia MaisNos últimos 12 meses, 40% dos consumidores utilizaram cartão de crédito de fintechsCartão de crédito se torna cada vez mais fundamental na vida do brasileiroAs compras on-line são mais fáceis para que aconteça a clonagem ou a segurança é maior na internet?

De modo geral, hoje em dia os cartões com chip são difíceis de serem clonados. Ao fazer uma compra física, a única maneira de clonar é obtendo o número e código de verificação na parte de trás do cartão, em que assim ele consegue usar o cartão indevidamente. O ideal é tampar os três números e nunca deixar a senha grudada no cartão. Nas compras online, depende muito dos dispositivos de segurança em que os sites estão dispostos, se você está fora de um dispositivo desses, é mais fácil ser clonado.

Saiba mais informações na entrevista acima!

🔊 Gostou dessa entrevista? Compartilhe com os amigos que já foram lesados por essa situação!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...