Por Redação A12 Em Redação A12

Amazônia, Festa da Padroeira e Rede Aparecida: o último Redação ao vivo de 2019

O último ‘Redação A12 ao vivo’ de 2019 recebeu no estúdio do A12 padre Camilo Júnior. Encerrando a retrospectiva do ano, Padre Camilo e o jornalista Eduardo Gois comentaram mais três assuntos que foram destaques: Sínodo para a Amazônia, a Novena e Festa da Padroeira do Brasil e o aniversário da Rede Aparecida de Comunicação.

Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12

Sínodo para a Amazônia

Após exibir uma entrevista com Padre Ferdinando Mancílio sobre o Sínodo para a Amazônia, padre Camilo comentou as críticas e a falta de conhecimento das pessoas sobre o Sínodo.

“O Sínodo é um momento em que o Papa que convida a Igreja para caminhar junto. Ele convoca bispos e leigos, para que juntos possam pensar a melhor forma de evangelizar determinada realidade da Igreja. A região Amazônia é rica em diversidade, cultura e pelos povos que lá vivem. É triste que as pessoas que não estão dispostas a caminhar junto, julgarem as ações do Sínodo e do Papa. Muitas pessoas que falaram contra o Sínodo não conhecem a realidade dessas regiões”, afirmou Padre Camilo.

.:: Para entender o Sínodo da Amazônia é preciso ler a ‘Laudato sì’ ::.

Padre Camilo ainda falou da importância da Amazônia para o mundo e sobre a definição de ecologia integral, proposta pelo Papa Francisco em sua em sua Encíclica "Laudato Si - Louvado Seja - sobre o cuidado com a Nossa Casa Comum, a irmã e Mãe Terra".

Novena e Festa da Padroeira

Outro momento especial foi o ‘Redação A12’ ao vivo do dia 12 de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida, apresentado direto do Santuário Nacional. A edição especial teve a participação da historiadora Teresa Pasin e do padre Camilo Júnior.

Na ocasião, padre Camilo falou sobre a esperança que os peregrinos vêm buscar na Casa de Nossa Senhora Aparecida e as súplicas que os romeiros trazem em seu coração ao contemplar e trocar olhares com Nossa Senhora.

“O Santuário Nacional é um lugar bonito de renovação da fé. Nós rezamos com Maria para renovar nossa fé no Cristo Jesus, esperança de vida. E o Santuário sempre teve a preocupação de possibilitar aos devotos rezarem e participarem da obra evangelizadora da Igreja”.

A Festa da Padroeira 2019 esteve em plena sintonia com o Sínodo para a Amazônia e toda a temática refletida ao longo dos nove dias trouxe para o coração este comprometimento com a evangelização da Amazônia. “Um compromisso primeiramente de oração, de rezar para que a Igreja cada vez mais se faça presente naquela realidade e diante de tantos desafios possa levar o Evangelho e construir o Reino de Deus na história concreta das pessoas que lá vivem”.

O Santuário em sua arte interna já reflete a beleza da Amazônia e o cuidado com a criação. “Um cuidado de nos colocarmos no jardim de Deus com comprometimento de cuidarmos da vida. Enquanto cuidamos do jardim onde Deus nos colocou, ele sempre será espaço onde a vida é possível para todos”.

Rede Aparecida de Comunicação

O último assunto em destaque foi a Rede Aparecida de Comunicação, Rádio, TV Aparecida e A12. Os meios de comunicação cresceram notavelmente em 2019 e se destacam no cenário católico.

A entrevista exibida com o diretor de produção da TV Aparecida, padre William Betonio destacou o trabalho de evangelização dos meios de comunicação. Padre William ressaltou o trabalho feito em rede e o esforço das equipes. “A comunicação do Santuário caminha para estar presente em todas as mídias e todas as plataformas. A comunicação começou com os impressos e evoluiu até o digital. Destaco o trabalho focado, a unidade e responsabilidade dos colaboradores que auxiliam no trabalho de Leia MaisRetrospectiva: Três lições que aprendemos em 2019 evangelização através da Rede Aparecida de Comunicação”.

Ainda sobre a Rede Aparecida de Comunicação, padre Camilo falou sobre a missão de cada um dos meios de comunicação que levam a mensagem da Palavra de Deus e a devoção a Nossa Senhora Aparecida a milhares de lares.

“Aquilo que acolhemos como mensagem em nossa vida, precisamos ecoar sobre a vida das pessoas, a Igreja sempre teve essa preocupação de usar todos os meios possíveis para que cada vez mais o Evangelho chegue até mais pessoas como uma mensagem de esperança, transformando realidades e nos colocando na dinâmica do Reino de Deus e da salvação”.

Desde o nascimento do Jornal Santuário, em 1900, os Redentoristas sempre se preocuparam em levar para os devotos uma mensagem que os ajudasse a rezar melhor, a fazer a experiência da presença de Nossa Senhora como mãe em suas casas, na realidade concreta onde eles vivem.

68 nascia a Rádio Aparecida. Já a TV Aparecida possui 14 anos de existência, seguida do A12 com 9 anos conectando a fé dos devotos. Padre Camilo afirmou que a Rádio, a TV Aparecida e o A12 tem o compromisso de fortalecer no coração das pessoas a devoção a Nossa Senhora Aparecida, que renova a fé em Jesus Cristo.

.:: Confira todas as edições  do Redação A12 ao vivo ::.

O padre destacou ainda a página ‘Reze no Santuário’ onde as pessoas vivem uma experiência real de oração, de encontro com Deus, de encontro com a Palavra de Deus e acima de tudo, de se sentir no colo de Nossa Senhora.

O ‘Redação A12 ao vivo’ da última sexta encerrou mostrando uma edição especial de aniversário do A12. O programa teve a participação de grande parte da equipe contando suas experiências e compartilhando o dia a dia do trabalho em cada uma de suas editorias.

Padre Camilo e Eduardo Gois lembraram que todo o trabalho feito pela Rede Aparecida de Comunicação só é possível graças a Família Campanha dos Devotos. “A todos que participam da Família Campanha dos Devotos a nossa gratidão, vocês são grandes comunicadores que evangelizam com a gente”.

Reveja o último Redação A12 ao vivo do ano:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.