Comunicação

Como a sua paróquia é vista por sua comunidade?

Luana Correa (A12) (Reprodução/ Arquivo pessoal)

Escrito por Luana Corrêa

25 OUT 2021 - 10H00

Shutterstock público palestra professor seminário Público-alvo (Shutterstock)

Quando você olha para sua paróquia, para o prédio (igreja, estrutura física) e para tudo que a compõe como paróquia - marca (símbolo), nome, estrutura, pintura, equipamentos, altar, trajes, secretaria, pastorais, equipes, reuniões e encontros - se pudesse definir como uma só palavra, qual seria?

Essa reflexão é uma forma de você perceber como sua paróquia se posiciona hoje. O que ela representa para as pessoas da comunidade?

O posicionamento do seu produto faz parte da área de marketing, e quando relacionamos ao contexto eclesial, podemos definir que o produto ao qual nos referimos é a paróquia e o seu posicionamento é como as pessoas a percebem.

Sabe quando você auxilia na organização de um evento presencial ou on-line em sua paróquia, e percebe que poucas pessoas compreenderam o sentido do evento, então poucas participaram? Já passou por isso? Se sim, posso dizer que um dos motivos pode ser a falta de clareza da estratégia (objetivo do evento) e falta de posicionamento do produto (evento).

As pessoas envolvidas com a Pascom muitas vezes se desdobram em várias tarefas, muitas delas operacionais/execução, mas esse artigo é um convite para uma etapa que antecede a execução. 

Vamos primeiro definir a estratégia e posicionamento.

:: Como posso organizar minha Pascom de forma simples?

Suponhamos que você quer fortalecer sua paróquia e, por consequência, sua comunidade, por meio da comunicação e marketing (produto). Quais seriam os primeiros passos?

Definições:

--> Quando você define o que quer realizar e o que quer conquistar (o resultado que espera), isso é o objetivo.

--> Quando você tem claro o seu objetivo e define para quem ele se destina, esse é o seu público-alvo. 

--> Quando você define a forma que vai usar seus recursos (equipe e financeiro) para atingir o objetivo e atender o seu público-alvo, isso é a estratégia.

--> Quando você define como você deseja que as pessoas pensem, imaginem, e diferenciem o seu produto (paróquia) isso é posicionamento.


Perceba que essas definições não são tão simples e não podem ser feitas somente pela equipe da Pascom. Muitas delas são extremamente estratégicas e precisam ser alinhadas com o pároco e os religiosos envolvidos na comunidade, pois definem também a linguagem e as informações que devem ser transmitidas. Uma sugestão é definir o seu objetivo e listar exemplos de situações vividas em sua comunidade nas quais se já se tivesse esse pensamento estratégico antes da execução, poderiam ser mais bem sucedidas, pois "contra fatos, não há argumentos” (Nietzsche). 

“O posicionamento deve ser conquistado na mente das pessoas [...] O posicionamento deve ser feito antes de qualquer plano de marketing, pois envolve nível estratégico superior, que precisa ser respeitado em todas as ações referentes ao produto/marca” (Gabriel e Kiso, 2020)

Ter claro o caminho por qual seguir e transmitir essa informação à sua equipe de Pascom ou até mesmo outras pastorais, faz com que as etapas para construção de ações e projetos necessários em sua paróquia fiquem menos complexas. O alinhamento do objetivo e do que quer ser conquistado direciona as pessoas envolvidas e a energia aplicada.

Nota: Este artigo tem como foco o posicionamento estratégico de forma simples. Se você gostou do tema e acredita que é uma linha interessante para o trabalho em sua comunidade, convido você a pesquisar e ler mais sobre o assunto. Seguem alguns pontos interessantes para você pesquisar:

 - Marketing Digital Estratégico;
 - Planejamento estratégico digital;
 - Análise de macroambiente e microambiente;
 - Análise SWOT;
 - 4Ps e 4Cs do Marketing.

_______________________
Citação: GABRIEL, Martha. KISO, Rafael. Marketing na era digital, 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2020.

Escrito por
Luana Correa (A12) (Reprodução/ Arquivo pessoal)
Luana Corrêa

Especialista em Marketing Digital e projetos digitais, sócia na startup de consultoria em marketing digital Elleva, atuo na área digital há 10 anos, passando por criação de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, elaboração de projetos e estratégias digitais. Formada em comunicação social com habilitação em jornalismo pela UNIFATEA e com especializações em jornalismo on-line, marketing digital e mídias sociais pela FUNVIC e liderança organizacional pela Franklin Covey.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.