Diante da necessidade em se falar dos desafios da missão no ambiente digital com a proximidade do Sínodo, dois brasileiros publicaram recentemente na revista italiana La Civiltà Cattolica um artigo sobre o assunto: o padre jesuíta Bruno Franguelli, doutorando em Ciências Sociais e Comunicação pela Pontifícia Universidade Gregoriana; e por Moisés Sbardelotto, professor de Teologia prática na Pontifícia Universidade de Minas Gerais e também um dos autores do livro “Influencers Digitais Católicos: Efeitos e Perspectivas”.
:: Assista aqui a reportagem do A12 com os autores do livro!
Diante do pedido insistente do Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, para uma Igreja em saída, esse desafio se estende também aos ambientes digitais. Os autores afirmam que é preciso muito cuidado, pois os critérios para avaliar a missão da Igreja na internet não devem ser derivados do campo empresarial, político, publicitário, mercadológico ou do entretenimento.
Eles são da opinião de que as métricas digitais — como alcance, engajamento, cliques e visualizações — podem ser critérios muito importantes para qualquer outra instituição social, mas dizem muito pouco à Igreja do ponto de vista de sua missão.
“Os números não importam para a Igreja, porque a ‘matemática de Deus’ é diferente, já que a multiplicação só ocorre quando há fração e partilha. Jesus mesmo nunca perguntou ‘Quantos homens seguem o Filho do Homem?’, mas sim ‘Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?’ (Mt 16,13).”
Leia MaisOs fenômenos digitais católicosPapa encoraja jovens evangelizadores digitaisUm dos fortes questionamentos do artigo apresentado pelos autores é a paradoxal presença de influenciadores digitais que se dizem católicos, mas não missionários digitais. Para eles, um evangelizador digital é chamado a ser um “anti/contra-influenciador digital”.
“Quem deseja contribuir com um caminho de evangelização integral precisa fazê-lo em comunhão e em comunidade, orientando-se pelos critérios do Evangelho, da Tradição e do Magistério. Assim, projetos de missão digital coletivos são muito mais fiéis ao Evangelho do que os individuais: o próprio Jesus enviou seus discípulos em missão “dois a dois” (Lc 10,1).”
E como inspiração, sugerem a recomendação do “apóstolo da Internet”, o jovem Beato Carlo Acutis, que afirmava: “A conversão é um processo de subtração: menos eu para deixar espaço a Deus”.
:: Carlo Acutis: “Todos nascemos originais, mas muitos morrem fotocópias”
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.