Todo cristão aprende que é indicado rezar todos os dias, mas é importante que se tenha o entendimento que a oração não deve ser feita como algo rotineiro.
Muitos entendem que a oração é um momento de pedir e agradecer e esquecem que o intuito da oração é a conversa e a conexão com Deus.
“A primeira consciência que eu tenho de ter como cristão é de que toda a criatura precisa falar com o Criador. Portanto, como cristão, o jeito de eu falar com Deus, com o Criador, é por meio da oração”, explica o pe. Ferdinando Mancílio, Missionário Redentorista.Leia MaisComo posso meditar na Palavra de Deus?Posso morar junto antes do casamento?Não fiz a Crisma; posso receber a hóstia?
Ele também explica que existem orações formais e orações informais. As orações formais são como a missa, oração do terço, aquelas orações que nós já sabemos como começar e como terminar, e a oração espontânea é aquela onde apresento a minha vida diante de Deus.
“Então quando eu digo espontânea significa: perceber a ação de Deus. Não é ficar pedindo somente, claro. Na oração eu vou pedir, mas também eu vou agradecer, eu vou bendizer, eu vou louvar. Então eu tenho que perceber toda essa dimensão da espontaneidade na oração também, mas é obrigação do cristão rezar”.
Rezar não é uma troca de pedidos; não é porque você pede em oração que Deus tem a obrigação de atender. A proximidade com Deus é algo íntimo e sincero, é em oração que conseguimos essa conexão.
“Deus se aproxima definitivamente conosco por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Então, quando eu falo com Jesus, eu chego junto do Pai. Esse é o grande ensinamento de Cristo. Também no Evangelho fala: “chega-se ao pai por meio d'Ele”. Portanto a oração deve brotar desta espontaneidade da fé, do reconhecimento da proximidade da vida com Deus. Assim nos ensinou Jesus, aqueles momentos em que ele se retirava e ficava em silêncio e procurava falar com o Pai”.
A relação com Deus deve ser algo espontâneo e de forma gratuita, não como uma troca, como um relacionamento comercial ou empresarial.
“Devemos falar com Deus sempre nesta relação de gratuidade, de amor. Falar com Deus para ficar pedindo, não. É relacionamento com Deus, não é um relacionamento empresarial. Ele pode, então eu peço para Ele. Não. A oração tem que nascer da gratuidade do coração, do reconhecimento da presença amorosa de Deus em nossa vida”.
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.