Nós crescemos ouvindo as expressões “Pede a benção pra sua vó!” ou “Você está precisando se benzer”, que tenho certeza que já passou pela sua cabeça se benzer e abençoar significam a mesma coisa.
Essa dúvida é mais comum do que parece! O Pe. Thiago Costa, C.Ss.R., ajuda a esclarecer: “Benzer e abençoar não estão separados, estão conectados. Ambos são sinais da graça de Deus em nossa vida.”
Na Bíblia, abençoar significa invocar a presença e o favor de Deus sobre uma pessoa ou objeto. A primeira bênção aparece já na criação: “Deus os abençoou e disse: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos’”, (Gn 1,28). E essa graça acompanha a história da Salvação, culminando em Jesus, o “fruto bendito” do ventre de Maria (Lc 1,42).
O Catecismo da Igreja Católica (n. 2626), ao tratar de benção e adoração, ensina que:
“A bênção exprime o movimento de fundo da oração cristã: ela é o encontro de Deus com o homem; nela se encontram e unem o dom de Deus e o acolhimento do homem. A oração de bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: uma vez que Deus abençoa, o coração do homem pode responder bendizendo Aquele que é a fonte de toda a bênção.”
O termo "benzer" vem do latim benedicere, que significa “dizer bem” ou “abençoar”. Mas vale um alerta: o costume popular de “benzer” também aparece fora da fé cristã, muitas vezes misturado com práticas supersticiosas.
Por isso, a Igreja orienta a ter discernimento, conforme o conselho de São Paulo: “Examinai tudo e ficai com o que é bom." (1Ts 5,21)
:: É pecado levar o filho na benzedeira?
O Catecismo da Igreja (n. 1669), no capítulo sobre traços característicos dos sacramentais, explica que todo batizado é chamado a ser uma benção e, como leigo, há certas bênçãos que podem ser feitas em nome de Cristo. Pais, mães, avós, por exemplo, têm autoridade para abençoar seus filhos. No entanto, bênçãos ligadas à vida litúrgica e sacramental são reservadas a diáconos, padres e bispos.
Porém, a bênção dos pais é tão importante que a Bíblia diz: “A bênção do pai consolida as casas dos filhos”. (Eclo 3,11)
Sim, ela é válida. A bênção é um sacramental, não um sacramento, e por isso pode ser dada mesmo à distância, como faz o Papa nas celebrações “Urbi et Orbi” (à cidade de Roma e ao mundo). O que importa é a fé de quem abençoa e de quem recebe.
:: Bênçãos dadas pelo rádio e pela TV são válidas?
Etimologicamente, sim. Espiritualmente também! Claro, relembrando que apenas só se forem feitas em nome de Deus. Fora da Igreja, muitas práticas que se chamam "benção" podem esconder elementos supersticiosos.
A Igreja nos convida a buscar sempre a bênção que vem de Deus, como ato de fé, comunhão e entrega. Para o Pe. Thiago: “A palavra pode ser diferente, mas o sentido é o mesmo quando buscamos em Deus a graça e a proteção para nossa vida.”
Logo, não há nada de errado em nossos pais, avós e padrinhos nos desejarem: “Deus te abençoe e te guarde!” (Nm 6,24)
:: Para que preciso pedir a bênção dos objetos?
Fonte: Canção Nova/Movimento Apostólico de Schoenstatt/Comunidade Católica Pantokrator
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.