Você com certeza já recebeu uma corrente de oração pelo WhatsApp e pode ter se perguntado, será que devo fazê-la? Ou, se eu não rezar será que serei amaldiçoado?
Primeiro é de extrema importância ficar atento ao que diz os textos das orações que chegam para você por mensagem, alguns podem conter fundamentos contrários a fé cristã. Na dúvida, procure por orações e novenas aprovadas pela Igreja em sites de fato católicos.
Além disso, as preces espontâneas do seu coração também podem ser ouvidas por Deus. Nosso Senhor não irá amaldiçoá-lo ou castigá-lo caso você não compartilhe e não reze com o conteúdo das correntes de oração.
Aliás, muitas delas são supersticiosas, nesse sentido, o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2111 ensina que a superstição é uma forma de desvio:
“Do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afetar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias.
Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição (39).” Leia MaisQuais as diferenças entre sacramento e sacramentais?
Devemos tomar cuidado e refletir onde estamos depositando a nossa fé. O Papa Francisco na Audiência Geral de 02 de fevereiro deste ano afirmou que, muitas vezes, uma forma de pensar mais pagã pode querer transparecer o cristianismo, por isso explicou como saber diferenciar.
“A.. diferença fundamental é que a nossa oração e a nossa devoção de povo fiel não se baseia, naqueles casos, na confiança num ser humano ou numa imagem ou num objeto, mesmo quando sabemos que eles são sagrados. O profeta Jeremias lembra-nos: «Maldito o homem que confia noutro homem [...] Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor» (17, 5-7).
Até quando confiamos plenamente na intercessão de um santo, ou ainda mais na Virgem Maria, a nossa confiança só tem valor em relação a Cristo. Como se o caminho para este santo ou para Nossa Senhora não acabasse ali: não! Chega ali, mas em relação a Cristo. Cristo é o vínculo que nos une a Ele e entre nós...”
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.