Dúvidas Religiosas

É possível anular um Batismo?

Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R.

Escrito por Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

20 MAI 2021 - 08H56 (Atualizada em 20 MAI 2021 - 09H20)

Primeiramente, temos que ter consciência do que se trata o Sacramento do Batismo para podermos responder a esta questão. Lembrando que todos os sacramentos, que para nós católicos são sete (Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio), são sinais visíveis da ação de Deus para o seu Povo.

O Batismo, portanto, é o Sacramento prévio para a recepção de todos os demais. Ele é como a porta de entrada para a vivência da vida cristã católica, e nos liga intimamente à pessoa de Cristo, nosso Senhor.

Os documentos da Igreja nos esclarecem sobre a importância e o significado do Sacramento do Batismo. Vejamos a definição que o Direito Canônico expõe:

“O batismo, porta dos sacramentos, em realidade ou ao menos em desejo necessário para a salvação, pela qual os homens se libertam dos pecados, são de novo gerados como filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo por caráter indelével...” (Cân. 849).

Leia MaisPadrinho/Madrinha de batismo mudou de denominação religiosa, o que fazer?Na definição do Batismo citada acima, está explicita a resposta da nossa pergunta:

- O Batismo pode ser anulado?

Não. O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada. 

Tal marca insere a pessoa que foi batizada como membro da Igreja, que é corpo místico do próprio Cristo. Assim, este sacramento de fundamental importância para nós cristãos, nos faz membros vivos do “Corpo de Cristo”.

Strong Pictures/ Shutterstock
Strong Pictures/ Shutterstock


Não podemos esquecer que este sacramento é parte do próprio mandato de Cristo nosso Redentor, quando Ele envia os seus discípulos para batizar e ensinar aquilo que aprenderam quando estiveram com Ele: 

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Lc 28, 19).

Portanto, que possamos a cada dia ter mais consciência da importância do nosso batismo, percebendo que somos parte, através dele, da Igreja que é o “Corpo de Cristo”. Assim, somos chamados a estar ligados intimamente com o Cristo, sendo seus discípulos e missionários nos diversos contextos e lugares de nosso mundo, nos comprometendo com os nossos irmãos e irmãs e com Ele, Cristo nosso Senhor.

Fonte: Código de Direito Canônico e Bíblia de Jerusalém

Escrito por
Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R.
Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Missionário redentorista, licenciado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela PUC-PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...