Dúvidas Religiosas

Entenda: Qual a diferença entre feriados, dias santos e dias de guarda?

Escrito por Laís Silva

10 ABR 2023 - 11H33 (Atualizada em 29 MAI 2024 - 14H50)

Kwangmoozaa / Shutterstock

Quando o ano começa, logo vemos matérias e comentários que falam sobre os feriados que acontecem durante o ano, quais deles serão prolongados ou quais deles vão cair no fim de semana. E a partir disso, as pessoas iniciam uma programação para festas e viagens.

Muitas pessoas nem se importam muito com o que é lembrado ou celebrado nos feriados, apesar de existirem datas que não são esquecidas por ninguém, como, por exemplo, o Natal.

Para nós, cristãos, existem algumas datas em que devemos ter a ciência de que não são para viagens e diversão, mas sim, para dedicarmos a festas litúrgicas.

Leia MaisQuem organizou o calendário como nós o temos hoje em dia?

Entenda a diferença:

Os feriados são datas históricas e consideradas de importância para o município, estado ou país. Já os dias santos são datas em que todo o cristão tem a obrigação de participar da missa, de acordo com o Catecismo e com o Código de Direito Canônico.

Para os cristãos católicos, os dias santos são: Natal, Epifania do Senhor, Ascensão do Senhor, Corpus Christi, Santa Maria, Imaculada Conceição, Assunção, São José, Santos Apóstolos Pedro e Paulo, além de todos os domingos.

Existem também os dias de preceito ou de guarda, que constam nas orientações do Calendário Litúrgico da Igreja e servem para lembrar e orientar os cristãos para os dias dedicados especialmente a Deus.

Essa orientação segue o 3º mandamento da Lei de Deus, que diz “guardar os domingos e festas de guarda”. O ato de guardar significa, na verdade, dedicar-se à família e ao culto a Deus. Então guardar um dia santo é também receber a graça de Deus.


:: Se você tem alguma dúvida religiosa, deixe nos comentários para que nossa equipe possa responder para você!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...