Quando o ano começa, logo vemos matérias e comentários que falam sobre os feriados que acontecem durante o ano, quais deles serão prolongados ou quais deles vão cair no fim de semana. E a partir disso, as pessoas iniciam uma programação para festas e viagens.
Muitas pessoas nem se importam muito com o que é lembrado ou celebrado nos feriados, apesar de existirem datas que não são esquecidas por ninguém, como, por exemplo, o Natal.
Para nós, cristãos, existem algumas datas em que devemos ter a ciência de que não são para viagens e diversão, mas sim, para dedicarmos a festas litúrgicas.
Leia MaisQuem organizou o calendário como nós temos hoje em dia?
Os feriados são datas históricas e consideradas de importância para o município, estado ou país. Já os dias santos são datas em que todo o cristão tem a obrigação de participar da missa, de acordo com o Catecismo e com o Código de Direito Canônico.
Para os cristãos católicos, os dias santos são: Natal, Epifania do Senhor, Ascensão do Senhor, Corpus Christi, Santa Maria, Imaculada Conceição, Assunção, São José, Santos Apóstolos Pedro e Paulo, além de todos os domingos.
Existem também os dias de preceito ou de guarda, que constam nas orientações do Calendário Litúrgico da Igreja e servem para lembrar e orientar os cristãos para os dias dedicados especialmente a Deus.
Essa orientação segue o 3º mandamento da Lei de Deus, que diz “guardar os domingos e festas de guarda”. O ato de guardar significa, na verdade, dedicar-se à família e ao culto a Deus. Então guardar um dia santo é também receber a graça de Deus.
:: Se você tem alguma dúvida religiosa, deixe nos comentários para que nossa equipe possa responder para você!
Diferenças culturais: como aprender a compreender o outro?
O livro "Compreender o Outro" abre caminhos para a escuta, ao diálogo e à convivência entre culturas, ajudando a viver a fé e as relações no mundo atual.
Já pensou em evangelizar on-line? Dicas para os primeiros passos
Anunciar o Evangelho na internet exige escuta e compromisso e, uma das melhoras formas é com vídeo parar aproximar, criar vínculos e fortalecer a experiência de fé
Você conhece o primeiro mártir da história da Igreja?
Saiba o que podemos aprender ainda neste Natal com a vida e testemunho do primeiro mártir da história da Igreja Católica. O que Santo Estêvão tem a nos ensinar?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.