Dúvidas Religiosas

Por que a gente reza novenas aos santos e trezena a Santo Antônio?

Escrito por Letícia Dias

10 JUN 2024 - 16H00 (Atualizada em 11 JUN 2024 - 15H13)

godongphoto/ shutterstock.

Você já reparou que na Igreja costumamos rezar novenas para recorrer à intercessão de alguns santos?

Essa prática é muito comum na vivência da fé dos fiéis e se tornou algo popular com o passar dos anos. 

Leia MaisFestas Juninas: A tradição e a devoção brasileira aos santos juninosSanto Antônio, São João e São Pedro: conheça os santos juninos

Normalmente as novenas são formadas de diversas orações ou exercícios espirituais que têm a duração de nove dias.

Elas podem ser rezadas individualmente, em grupos, nas casas ou nas comunidades e paróquias ou para celebrar um padroeiro (a) e datas do calendário litúrgico, como o Natal.

“As novenas se fazem, também, para obtenção de uma graça especial, como pela saúde ou por uma necessidade pessoal. É um belo momento de evangelização, de conversão ou de agradecimento”, explicou ao A12 Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida.

StockPhotosArt/ shutterstock.
StockPhotosArt/ shutterstock.
Igreja de Santo Antônio em Lisboa, Portugal


Neste mês, no entanto, é comum que muita gente e as paróquias dedicadas a Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho, rezem a trezena para pedir ou demonstrar devoção ao Santo.

“Essa diferença de 9 dias para 13 deve sua origem ao que se diz, que as orações que se faziam em louvor a Santo Antônio eram realizadas nos treze dias antecedentes à sua festa. Esta devoção teve origem em Bolonha, na Itália, no ano de 1617.

Uma senhora, necessitando de um grande favor dos céus, recorreu a Santo Antônio com insistência: por nove terças-feiras sucessivas visitou sua imagem na Igreja de São Francisco. Alcançou de modo admirável o que desejava. A notícia se espalhou e muitas pessoas necessitadas de graças e bênçãos seguiram seu exemplo de visitar a Igreja. Mais tarde, o número das terças-feiras foi aumentando para treze”, afirmou o Padre.

Segundo o Padre, a tradição passou por essa transformação devido à data de falecimento do Santo num dia 13 de junho, na atualidade sua memória liturgia.

“Enfim, as tradições de novenas podem se transformar em trezenas ou tríduos, de acordo com os costumes, tradições e acontecimentos especiais a eles agregados e que vão se fortalecendo ao longo do tempo”, concluiu Padre Carlinhos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...