Esta é uma questão interessante e que nos faz mergulhar, de certa maneira, na história da humanidade. É de acesso a todos que a forma de contagem do tempo utilizada atualmente não é a única, pois mesmo antes do nascimento de Jesus Nosso Senhor, já existiam outras formas, como por exemplo o calendário judaico, o calendário chinês, entre outros.
Leia MaisOs Títulos de Jesus: O Filho do HomemBom Jesus de Pirapora: Testemunhas do amor do PaiPara responder à questão acima, devemos recorrer, segundo os historiadores, ao século V, onde um monge chamado Dionísio teve a inspiração de organizar e contar o tempo a partir do nascimento de Jesus, dividindo os fatos históricos entre “Antes e Depois de Cristo”, na sigla latina “Anno Domini”, (Ano do Senhor).
Esta organização, com o passar do tempo foi se propagando a ponto de chegar a ser, na atualidade, muito conhecida, principalmente entre os habitantes do Ocidente, região onde a religião cristã foi principal influente.
Fora os fatos históricos que levaram esta contagem a chegar até os dias de hoje, não se pode negar que a pessoa de Jesus Cristo marca profundamente a história da humanidade, a ponto de “dividir” a história entre antes e depois de seu nascimento. A encarnação (nascimento) de Jesus Nosso Senhor, sua vida, Paixão, Morte e Ressurreição assinalam a presença do próprio Deus na história da humanidade.
Desta forma, os ensinamentos e os seguidores de Cristo (cristãos) se desenvolveram neste processo histórico, colaborando para que a humanidade continuasse sua caminhada, porém, tendo consciência de que o próprio Deus esteve caminhando na terra conosco, para nos salvar e nos apontar o caminho a seguir.
O 'evento Jesus Cristo', realiza, portanto, uma mudança na humanidade, a ponto de influenciar a história, como dito acima, “dividindo-a” entre antes e depois de seu nascimento.
Jesus, que é homem e Deus, influencia não apenas os Cristãos, mas deixa marcas até mesmo em outras religiões e culturas, sendo uma das “figuras” mais conhecidas da humanidade.
Que a cada dia, possamos buscar ter mais intimidade com esse Deus que ama e marca profundamente a humanidade, a ponto de se inserir nela, para fazer a experiência de estar conosco.
Frei Iorlando e especialistas explicam sobre Maria no mistério de Cristo
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.