Antes de Cristo e depois de Cristo (Rafael Camargo/A12)
Dúvidas Religiosas

Por que contamos os anos a partir de Cristo?

Fr. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

16 AGO 2021 - 11H04 (Atualizada em 16 AGO 2021 - 13H56)

Esta é uma questão interessante e que nos faz mergulhar, de certa maneira, na história da humanidade. É de acesso a todos que a forma de contagem do tempo utilizada atualmente não é a única, pois mesmo antes do nascimento de Jesus Nosso Senhor, já existiam outras formas, como por exemplo o calendário judaico, o calendário chinês, entre outros.

Para responder à questão acima, devemos recorrer, segundo os historiadores, ao século V, onde um monge chamado Dionísio teve a inspiração de organizar e contar o tempo a partir do nascimento de Jesus, dividindo os fatos históricos entre “Antes e Depois de Cristo”, na sigla latina “Anno Domini”, (Ano do Senhor). Esta organização, com o passar do tempo foi se propagando a ponto de chegar a ser, na atualidade, muito conhecida, principalmente entre os habitantes do Ocidente, região onde a religião cristã foi principal influente.

Fora os fatos históricos que levaram esta contagem a chegar até os dias de hoje, não se pode negar que a pessoa de Jesus Cristo marca profundamente a história da humanidade, a ponto de “dividir” a história entre antes e depois de seu nascimento. A encarnação (nascimento) de Jesus Nosso Senhor, sua vida, Paixão, Morte e Ressurreição assinalam a presença do próprio Deus na história da humanidade.

Leia MaisQuantos anos tinha Maria quando ficou grávida de Jesus?Durante a vida pública de Jesus, onde estava Maria?A genealogia de Jesus CristoDesta forma, os ensinamentos e os seguidores de Cristo (cristãos) se desenvolveram neste processo histórico, colaborando para que a humanidade continuasse sua caminhada, porém, tendo consciência de que o próprio Deus esteve caminhando na terra conosco, para nos salvar e nos apontar o caminho a seguir.

O 'evento Jesus Cristo', realiza, portanto, uma mudança na humanidade, a ponto de influenciar a história, como dito acima, “dividindo-a” entre antes e depois de seu nascimento.

Jesus, que é homem e Deus, influencia não apenas os cristãos, mas deixa marcas até mesmo em outras religiões e culturas, sendo uma das “figuras” mais conhecidas da humanidade.

Que a cada dia, possamos buscar ter mais intimidade com esse Deus que ama e marca profundamente a humanidade, a ponto de se inserir nela, para fazer a experiência de estar conosco.

Escrito por
Fr. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Diác. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R., da Província de Campo Grande. Natural de Apucarana – Pr. Licenciado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela PUC-PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.